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Advocacia e formas para trabalhar no escritório

16/02/2008
Por Dr. Filipe Franco Estefan


Uma das maiores preocupações dos escritórios de advocacia contemporâneos é como trabalhar o seu escritório e não propriamente trabalhar em seu escritório, ou melhor, como fazer o seu escritório ter impulso profissional e tornar-se bem sucedido com estratégias simples e eficazes. Muitos escritórios se organizam em torno de pessoas, quando na verdade deveriam se organizar em torno de projetos e organogramas de trabalhos devidamente planejados, com metas a serem cumpridas. Necessário que além de bagagem jurídico-científica, os profissionais de direito desenvolvam parcerias e relacionamentos com profissionais de áreas correlatas e outras áreas, participem das atividades do órgão de classe, participem de eventos culturais, sociais e esportivos, organizem seus escritórios visando segurança e conforto para si e para o cliente, sirvam-se do potencial dos livros, cursos de extensão e aprimoramento, da internet, dentre outros, para estar antenado com as informações mais atuais e esteja de acordo com o estatuto da OAB, para não cometer deslize ou infrações ético-disciplinares.

O mundo advocatício ainda é um pouco conservador, mas faz-se necessário, na atual conjuntura, considerando os avanços tecnológicos introduzidos com a informática no judiciário como um todo, e a dinâmica profissional exigível no mundo competitivo, onde todos têm pressa de resultados, que o advogado seja mais que um profissional do direito, que ele seja um empreendedor, que seja voltado para o desenvolvimento dos negócios, através de planejamento, executando as tarefas com duração razoável de tempo, enfrentando com firmeza a lentidão da burocracia, verificando se os resultados são condizentes com as expectativas, avaliando as necessidades de mudanças em algumas áreas de atuação, estimulando sempre o trabalho em equipe e primando pela dedicação contínua, lembrando sempre que a advocacia é uma mulher ciumenta, não aceita concorrência.

Esses são alguns tópicos importantes e objetos de estudos de especialistas em marketing que oferecem suporte a escritórios de advocacia e que, cada vez mais, se preocupam com o progresso dos escritórios e o tempo de vida útil de suas atividades, mantendo-se sempre na linha de frente com seus concorrentes.

Tão importante quanto investir na infra-estrutura e na capacidade de desenvolver com maestria seus negócios, deve o profissional atender prontamente seus clientes, pois a alma dos negócios está justamente na confiabilidade de ser bem atendido em qualquer momento, lembrando sempre que, a remuneração deverá ser sempre condizente com o grau de complexidade e durabilidade da atuação do profissional.

Fonte, jornal Folha da Manhã (17/01/2008)


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