12/08/2022
Por DR. GERALDO DOS SANTOS MACHADO
Geraldo Machado
Trilho esse caminho faz aí 62 anos a completar dia 17 de dezembro vindouro: uma noite inesquecível, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, engalanado, plateia cheia de orgulhos e emoções, acolhi em mãos o compromisso de um destino.
Voltei à terra, à santa terrinha, pleno de planos de mudar o mundo que me produziu.
Mas com um forte instrumento em mãos e em mente: um senso de justiça, uma visão do DIREITO como fato social, um propósito de nunca ser espectador.
Muitas fontes me serviram. Muitos mananciais penetrei buscando rotas e alvos e metas...
Uma, dentre as muitas outras nunca me abandonou nem por mim foi abstraído: O DECÁLOGO.
À maneira do primeiro e do DIVINO – busquei não me apartar dos mandamentos que servem de bússola do ADVOGADO, honra que me não tira o tempo nem o arbítrio.
Códigos, Decretos, Portarias, Constituições – vivi e vivo – mas sempre em sintonia com o enumerado nos mandamentos.
Falo e preciso DIZER de COUTURE.
Mestre de todos os mestres do sublime ofício de com o Direito buscar sempre a Justiça.
Bom que seja que o colega que agora chegue aos auditórios (ou à frente do computador, informatizado o processo) – o conhecer e se curvar àquela lição imorredoura em forma de mandamentos.
Nunca o modismo, nunca o “arrego”, nunca a sujeição a caprichos de poderosos de quaisquer estirpes.
Mas a bússola ética deduzida num texto de todo imorredouro.
EDUARDO COUTURE, por ele mesmo, em seu DECÁLOGO:
01.- ESTUDA - O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.
02.- PENSA - O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.
03.- TRABALHA - A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.
04.- LUTA - Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça.
05.- SÊ LEAL - Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.
06.- TOLERA - Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.
07.- TEM PACIÊNCIA - O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração.
08.- TEM FÉ - Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
09.- OLVIDA - A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.
10.- AMA A TUA PROFISSÃO - Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres uma honra para ti propor-lhe que se faça advogado.