Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 09 de Maio de 2024

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

Hoje, dia 13 de maio de 2021, completam 133 anos desde a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.


13/05/2021 18h12

Hoje, dia 13 de maio de 2021, completam 133 anos desde a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Essa lei aboliu a escravatura no Brasil em 1888, mas isso não significa que a escravidão acabou definitivamente naquele tempo. Existiram diversos relatos de pessoas que ainda eram escravizadas mesmo após a abolição, como por exemplo um caso que ocorreu em dezembro de 2020 em que uma operação da Auditoria Fiscal do Trabalho resgatou 18 trabalhadores em situação de escravidão.
 
De acordo com o site “Observatório do terceiro setor”, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, registrou que, nos últimos 25 anos, mais de 55 mil trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo contemporâneo. É notório que a lei foi importante para conseguir resgatar essas pessoas, mas este dia não é considerado um feriado nacional. Por que?
 
Historiadores explicam que chegou a ser considerado um feriado na Primeira República, mas no Governo de Getúlio Vargas foi anulado e colocou o dia primeiro de maio como o Dia do Trabalho, para representar a todos os brasileiros e não apenas as pessoas negras, como queria o ex-presidente. Alguns historiadores acreditam que essa data valorizava mais a princesa do que as pessoas negras, como podem conferir nesta matéria da Uol. 
 
É sempre bom relembrar desta data tão importante e que significa tanto para o nosso país, assim como o dia 20 de novembro com a morte de Zumbi dos Palmares, conhecido como o Dia da Consciência Negra e também um feriado nacional.

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp