Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 29 de Abril de 2024

Participe da 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ; tema é a forma como as altas custas judiciais desafiam o princípio do acesso à Justiça

Textos devem ser enviados até 5 de agosto; consulte critérios da política de cotas


16/04/2024 15h43

Biah Santiago

Com o tema “O acesso à Justiça e o alto custo da taxa judiciária de custas”, a Comissão de Mentoria Jurídica e a Escola Superior da Advocacia (ESA) da OABRJ convocam a advocacia para participar da 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ. Os textos devem ser enviados até 5 de agosto para o email: concurso.redacao@oabrj.org.br com assunto: “CONCURSO DE REDAÇÃO”. 

Consulte o edital para conhecer as outras regras do certame.  A premiação da 5ª edição do Concurso de Redação será realizada em dezembro.

A iniciativa da Mentoria da OABRJ tem a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj e do Cartório do 15° Ofício de Notas do Rio de Janeiro, além de apoio da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ, da Caarj e das diretorias de Igualdade Racial, de Apoio à Advocacia e da Pessoa com Deficiência da Seccional.

Vice-presidente da OABRJ e idealizadora do projeto de Mentoria, Ana Tereza Basilio ressalta que o investimento contínuo no conhecimento jurídico é essencial para o desenvolvimento profissional.

 

“Considerando que nossa profissão é amplamente baseada na escrita, acreditamos que este concurso - cuja edição atual conta com a parceria recém-firmada com a ESA - seja uma oportunidade única para destacarmos a importância desta habilidade no dia a dia profissional da advocacia”, considera Basilio.



O secretário-geral da ESA, João Quinelato comenta: “A ESA e a Comissão de Mentoria estão empenhadas em fomentar a difusão de conhecimento na advocacia, e a iniciativa do concurso de redação é mais um passo nesse sentido”.

A parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj foi renovada para esta edição. A coordenadora-geral do núcleo na universidade, Ana Paula Correa de Sales, falou sobre o projeto.

“É uma honra para o Ceped apoiar a 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ. Através do concurso, buscamos enfatizar a importância da escrita e da comunicação em nossa prática profissional. Esta parceria reflete nosso compromisso com a advocacia e a educação jurídica, além de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de nossos cursos de especialização”.

Os três primeiros colocados ganharão celulares e laptop. O quarto lugar garantirá um curso da ESA de livre escolha. Todos os candidatos - do primeiro ao décimo lugar - ganharão créditos estudantis do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj, com validade de dois semestres subsequentes à publicação do resultado.

As redações devem ser originais, inéditas e seguir as normas ortográficas em vigor no país. Os trabalhos devem ter no máximo 1.200 palavras e estar inseridos no gênero dissertativo.

O concurso adota a política de cotas raciais para negros, indígenas e quilombolas, que prevê acréscimo de 5% na nota para os participantes que se autodeclararem. A novidade para este ano é a cota para pessoas com deficiência. 
 

Para pedidos de cota social, o candidato deverá enviar: 
 

  • Para negros e indígenas: anexar ao e-mail com a redação o formulário de autodeclaração assinado pelo(a) participante e foto 3x4; 

  • Para pessoas com deficiência: anexar ao e-mail com a redação o formulário de autodeclaração assinado pelo(a) participante;

  • Para quilombolas: anexar a Certidão de Pertencimento a Comunidades Remanescentes de Quilombos e Declaração de Autenticidade.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp