Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 19 de Março de 2024

Institucional


Casa do Advogado

A OAB/ 12ª Subseção ao traçar as diretrizes da atual Diretoria, cumpre sua função social de instituição voltada para a cidadania, a preservação dos direitos da categoria dos Operadores do Direito e, principalmente, dos interesses da comunidade.

A luta pela ética na justiça, pelo direito de se ter direitos e acesso a todas as formas de justiça são fins que tornam a OAB/Subseccional de Campos dos Goytacazes, um símbolo na busca dos ideais de justiça: a justiça que se mistura à utopia da realização de todos os seres humanos, a busca de uma nova realidade, aquela que compreende a cidadania em toda a sua grandeza.

O primeiro serviço do Direito é ensinar-nos a convivência possível entre os opostos; seu exercício é o aprendizado constante da vida em sociedade dentro de padrões éticos na advocacia que contribuam para a realização de uma justiça real, sem descaminhos, onde o exercício do Direito seja uma realidade social.

Nesse contexto, a Ordem dos Advogados em nossa cidade tem se mostrado uma instituição aberta, que busca discutir a prática profissional de seu quadro de Operadores do Direito, mantendo um diálogo franco e ético, baseado em nossas propostas de trabalho.

Focando suas atividades na melhoria da formação dos profissionais do Direito, nas oportunidades de melhor qualidade de vida para seus associados e sempre na luta pelo combate às injustiças no Estado Democrático de Direito, é que abrimos espaços para que o diálogo se instale como mediação para o aprimoramento da justiça.

É a OAB comprometida com as transformações positivas, nas quais acredita.O que queremos é uma ordem social mais justa, fundada na lei e na democracia, praticada na forma simples de uma convivência fraterna entre os advogados, a comunidade e a nossa OAB/12ª Subseção.

Este é o sonho da nossa Diretoria, sonho que se torna realidade com o nosso caminhar...

Todos as Diretorias e Conselho até presente data

A 12a. Subseção criada pela Resolução n. 001, de 05 de julho de 1966, que convocou a Assembleia Geral no antigo Estado do Rio de Janeiro, pelo então Presidente do Conselho Seccional, Alcy Guahyba Amorim da Cruz, que nomeou e instalou os Colégios Eleitorais e as Diretorias Provisórias das Subseções, para elaboração das primeiras eleições.

O Edital de convocação da Assembleia Geral, publicado no Diário Oficial do Estado, sendo o primeiro edital de publicação no dia 19 de outubro de 1966, o segundo no dia 25 de outubro de 1966.

A Diretoria provisória da Subseção tinha como presidente o Dr. Jorge Nunes Machado, que presidiu as eleições, sendo secretariado por Alfredo da Silva Rodrigues, e pelos Doutores: Fidelis Morales Bentancor, Genilson Sampaio de Lemos, Eduardo Pereira Lopes, Osvaldo de Oliveira Silva, Luiz Amur Genta Póvoa e Geraldo dos Santos Machado, convocados para auxiliarem a mesa receptora no dia cinco de novembro de mil novecentos e sessenta e oito, nesta cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, no Edifício do Fórum, à Avenida Alberto Torres, na Sala dos Advogados, do Clube dos Advogados de Campos, Rua Baltazar Carneiro, 200, Pq. Jardim Maria Queiroz.

O primeiro presidente eleito na 12ª Subseção foi Dr. Hécio Bruno, com 80 votos válidos.

Primeira Diretoria da 12ª Subseção, biênio 1969/1970:
Presidente: Hécio Bruno
Vice-Presidente: Gil Wagner Quintanilha
Secretário: Armando Bastos Monteiro Ribeiro
Tesoureiro: Francisco Cordeiro

1968 – Dr. Jorge Nunes Machado (Diretoria Provisória)
1969/1970 - Dr. Hécio Bruno
1971/1972 - Dr. Luiz Amur Genta Povoa
1973/1974 - Dr. Gil Wagner Quintanilha
1975/1976 - Dr. Geraldo dos Santos Machado
1977/1978 - Dr. Geraldo dos Santos Machado
1979/1980 - Dr. Marco Bruno
1981/1982 - Dr. Carlos Alberto Tavares Campista
1983/1984 - Dr. Paulo Roberto Siqueira Mota
1985/1986 - Dr. Luiz Antônio de Souza Rodrigues
1987/1988 - Dr. Geraldo Antônio Crespo Beyruth, licenciado em fevereiro de 1988, assumindo a presidência o Vice-Presidente Dr. Ailton Carvalho Barbosa até agosto de 1988.
1989/1990 - Dr. Roberto Wilson Cardoso Fernandes
1991/1992 - Dr. Paulo Rangel de Carvalho. Durante essa gestão, em 10 de julho de 1992 aconteceu no Salão Nobre do Tribunal do Júri do Fórum Nilo Peçanha, a solenidade de assinatura da escritura de compra e venda do imóvel n. 201, da Rua Barão da Lagoa Dourada. Aquisição, para instalação da Casa do Advogado.
1993/1994 - Dr. Paulo Rangel de Carvalho, foi aclamado presidente não havendo inscrição de chapa.
Vale apena destacar na gestão de Paulo Rangel de Carvalho houve várias obras e instalações: Centro Médico da CAARJ (CEPROS), Farmácia, Livraria, Ótica e Escritório Compartilhado. Aquisição da Casa do Advogado em São João da Barra. O primeiro Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Penal.
1994/1997 - Dr. Paulo Rangel de Carvalho
1998/2000 - Dr. Paulo Rangel de Carvalho
2001/2003 - Dr. Andral Nunes Tavares Filho
2004/2006 - Dr. Paulo Rangel de Carvalho
2007/2009 - Dr. Filipe Franco Estefan - Gestão em que ocorreu o Primeiro Congresso Internacional de Direitos Humanos com várias palestras nacionais e internacionais. Os advogados passaram a contar com o serviço gratuito de transporte, através do ônibus da OAB/Campos.
Instituiu entrega de Medalha de Mérito Jurídico e Troféus Destaque Jurídico, para ser entregue na Semana do Advogado, aprovado por unanimidade no dia primeiro de julho de dois mil e oito.
2010/2012 - Dr. Filipe Franco Estefan - Modernização das Salas do Fórum (instalação de novos computadores), Curso de Peticionamento Eletrônico.
2013/2015 - Dr. Carlos Fernando Monteiro da Silva - Ampliação dos números de computadores na Sala do Fórum, Vara do Trabalho e Justiça Federal, Nova Sala dos Advogados em São João da Barra com novos computadores, primeiro posto avançado de certificação digital da região norte e noroeste fluminense e instalação do Núcleo Digital (Escritório Compartilhado, Central de Atendimento ao Público, Posto de Certificação Digital, Núcleo para peticionamento eletrônico), Oficina de Peticionamento Eletrônico e Estacionamento dos Advogados.

Atualmente, a Diretoria eleita para o triênio 2013/2015 tem investido no aperfeiçoamento do advogado no campo digital, já que estamos vivendo um momento de transição do processo físico para o processo digital. Contamos com quatro Varas do Trabalho totalmente eletrônicas, bem como na Justiça Federal.

O advogado hoje vive uma nova era, temos buscado mecanismo para facilitar a vida do advogado no seu dia a dia.

No decorrer dos 48 anos, nunca se investiu tanto na estrutura da advocacia do norte fluminense, pois a Subseção de Campos dos Goytacazes abrange as Comarcas de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Italva/Cardoso Moreira, todas equipadas com microcomputadores ligados a internet e impressoras/scanner de última geração, propiciando aos jurisdicionados o melhor desempenho de suas funções.

Até presente data: 17/11/2014.

Presidente
Filipe Franco Estefan

Vice-Presidente
Carlos Alexandre de Azevedo Campos

Secretário Geral
Mariana Souza Oliveira Lontra Costa

Secretária Adjunta
Ludmilla de Macedo Vaz

Diretor-Tesoureiro
Eduardo Costa Linhares

Conselheiros(as)
Adahir Cristina Moll Quitete de Moraes
Ademir Ferreira Martins Neto
Adilson Gasperoni Júnior
Alan Monteiro Espinosa
Amanda Camacho Gomes de Souza
Amyr Hamden Moussallem
Ana Carolina Silva Gomes Machado
Arnon Soares Paes Siqueira
Bianca Lopes Dias Crespo Rangel
Bruno Setubal Alves Dias
Cezar Augusto Gomes dos Santos
Cláudia Márcia de Azevedo Ramos Longo
Cristiano José Sampaio Neto
Emerson Rodrigues Vivaqua Rocha do Nascimento
Felipe Bicudo Cordeiro
Flávia Barreto Simão
Flávia Carvalho Pinheiro
Flávio Gomes da Silva
Genailda Santana do Espirito Santo Manoel
Gilson de Souza Gomes
Glaura Correa de Almeida
Isabelle Cruz da Silva
Isadora de Albernaz Linhares
João Paulo Sá Granja de Abreu
Katia Valéria Barreto Barros de Azevedo
Keila Cristina Tavares Ferreira
Kenia Rodrigues Quintal
Kissila Rangel de Souza Abreu
Klerversson Eduardo de Oliveira Cardoso
Lara Tardin Figueiredo da Silva
Lauro Magalhães Pereira Carneiro
Leonardo da Silva Santos
Luciano Tristão Machado
Luiz Celso Alves Gomes
Luiz Omar Amério Monteiro
Luiz Rafael Grain
Marcelo de Carvalho Barreto
Maria Franco Fernandes Venancio
Maurício Rangel Gonçalves
Melisa Ribeiro Pedra
Mille Anne Garibaldi Moraes Araújo
Moacyr Pinto Ajame Netto
Naiara Leticia de Miranda Alves
Naiara Virginio Rangel Bastos
Nathalia Chalita Ribeiro
Paula Cristina Nunes Guedes Carneiro
Renata Gomes Barreto Coutinho
Reynaldo Peixoto Soares
Sara Rocha Ferreira
Silvio Pinheiro
Tainá de Oliveira Inácio Emmanuel
Tatiana Paixão Queiroz
Tiago Carneiro Pinto

GALERIA MEDALHA MÉRITO JURIDICO de Campos OAB-RJ

A Medalha Mérito Jurídico criada pelo Conselho Subseccional da Décima Segunda Subseção no ano de 2008, que comemora em 2017 a entrega da Décima Medalha do Mérito Jurídico. Na sua primeira edição, em razão da exiguidade de prazo, a escolha foi efetuada pelos Conselheiros da Subseção.

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp