Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 11 de Maio de 2024

Ophir participa de reunião no Ministério da Justiça sobre desarmamento no país

Ophir participa de reunião no Ministério da Justiça sobre desarmamento no país


18/04/2011 10h46

Brasília, 18/04/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, irá participar hoje (18), às 15 horas, no Ministério da Justiça, da primeira reunião do comitê gestor criado pelo governo federal para gerir e administrar a Campanha Nacional de Desarmamento. O convite para que a OAB integrasse o comitê foi feito pelo próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que destacou a importância da presença da entidade: "A participação da OAB é de extrema importância nesse debate que afeta a cidadania pela grande responsabilidade e papel histórico dessa entidade. Precisamos muito das opiniões da OAB quanto à questão do desarmamento".

A iniciativa surge paralelamente à Campanha do Desarmamento, antecipada para maio, depois do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, quando 12 estudantes foram mortos por um ex-aluno. Cardozo explicou que a Campanha do Desarmamento é uma das estratégias para enfrentar a violência e o crime organizado, mas que uma "política global" para impedir ilegalidades nas fronteiras está sendo estruturada em parceria com os Estados brasileiros e as nações vizinhas.

Acordos nesse sentido foram assinados recentemente com a Bolívia. A próxima etapa será uma reunião entre os governos do Brasil e do Paraguai e dos Estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul. "Estamos buscando um aperfeiçoamento das relações com os Estados estrangeiros", disse Cardozo. O ministro reconhece que não há policiais suficientes para patrulhar toda a fronteira brasileira, mas diz que é possível integrar as polícias, investir em serviços de inteligência policial e em tecnologia e lembrou do uso de veículos aéreos não tripulados (Vants), que começa em alguns meses.




1

Dúvidas? Chame no WhatsApp