Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Domingo, 28 de Abril de 2024

Especialistas aprovam Universidade da ONU no Brasil

Especialistas aprovam Universidade da ONU no Brasil


08/04/2011 11h41

Fonte: ConJur

Fórum de Bellagio apoia criação de universidade de segurança pública no Brasil - STF

Especialistas reunidos no Fórum Bellagio concordaram que seja instalada no Brasil uma Universidade Internacional de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas. A ideia foi apresentada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, que representou a corte no evento. O apoio constou da Declaração de Bellagio.

O fórum para criação da nova Universidade das Nações Unidas durou três dias, foi organizado pela Rockfeller Foundation, e aconteceu em Bellagio, no norte da Itália. Os cerca de 40 participantes, especialistas em segurança pública de todos os continentes, colocaram-se à disposição para fornecer apoio técnico e científico na formulação da proposta, que será encaminhada à ONU.

A ideia de criação de uma instituição de ensino multidisciplinar sobre o tema da segurança pública e desenvolvimento social foi lançada pelo ministro Peluso em seu discurso de posse na presidência do STF. A proposta recebeu o apoio da presidenta Dilma Rousseff, que já conversou sobre a questão com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Na sessão de encerramento do Fórum de Bellagio, nessa quianta-feira (7/4) Peluso agradeceu a oferta e elogiou os trabalhos apresentados no evento, que deverão ser publicados em breve. O ministro disse que a contribuição de especialistas do mundo inteiro é fundamental para o êxito da iniciativa e tentará organizar no segundo semestre a segunda reunião do evento.

O palestino Sharif Elmusa, professor da Georgetown University no Qatar, afirmou que a escolha do Brasil para sediar uma instituição de ensino e pesquisa da ONU representaria o reconhecimento do processo de transformação por que passa o cenário internacional contemporâneo.

No mesmo sentido, Emílio Viano, da American University, disse que o Brasil reúne todas as credenciais para liderar o processo de criação da universidade. Raul Zaffaroni, ministro da corte constitucional da Argentina, afirmou que vai sugerir à chancelaria de seu país que o governo argentino apoie formalmente a proposta. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Leia aqui a íntegra da Declaração de Bellagio.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp