Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 27 de Abril de 2024

OAB Campos fará parte do Comudes

Prefeita Rosinha implanta Comudes nesta quinta de manhã


31/03/2011 10h21

Fonte: Site PMCG

Por Verônica Nascimento

A Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, implanta, nesta quinta-feira (31), o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), da qual será presidente. A solenidade de implantação e posse do Comudes acontece às 10h, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, com a presença de representantes de diversos conselhos, organizações governamentais e não governamentais, entidades públicas e privadas, que consentiram expressamente sua participação.
   
Empossada como presidente do Comudes, a prefeita Rosinha dará posse aos membros permanentes: o vice-prefeito Doutor Chicão, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim; o procurador Geral do Município, Francisco de Assis Pessanha; e parlamentares estaduais e federais com domicílio eleitoral em Campos, como o deputado federal Anthony Garotinho e os deputados estaduais João Peixoto e Roberto Henriques.
   
De acordo com o secretário de Governo, Geraldo Pudim, entre as instituições e entidades que integrarão o Comudes, além dos conselhos municipais, como o de Assistência Social, dos Direitos da Mulher, de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e o de Cultura, estão a Firjan; OAB; CDL; Acic; Fórum Interinstitucional dos Direitos do Ensino Superior de Campos; Uenf; Bispado; Associação Evangélica de Campos (AEC); Sindicato de Transporte de Passageiros (Setranspas); Fenorte; concessionárias de serviços, como Ampla e Águas do Paraíba; forças de segurança, como 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM); 5o Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), Polícia Civil; Defesa Civil, Guarda Municipal.
   
O Comudes é um órgão de caráter consultivo, criado pela Prefeita Rosinha Garotinho, como ferramenta de gestão participativa na construção de pautas que visem à sustentabilidade de Campos, município que, segundo o IBGE, hoje tem 465.545 habitantes e que, em uma projeção para daqui a 15 anos, terá uma população de um milhão de pessoas.
  
- Precisamos envolver toda a sociedade nessa discussão, na criação das pautas que nortearão o desenvolvimento do município. Um exemplo é o traçado do corredor logístico do Porto do Açu, cortando a cidade. Não há intenção de atrapalhar o empreendimento, que lutamos para trazer para a região, mas o governo municipal e a sociedade não concordam com esse traçado, pois vai isolar as comunidades de Ururaí e Tapera e uma área que está em crescimento, com grandes empresas se instalando, além de que, no futuro, a BR, de Ururaí ao Contorno deverá ser municipalizada. Com o Comudes, será mais fácil tratar questões como essa, porque teremos a representatividade de todos os segmentos, todas as esferas política-administrativas, instituições governamentais e não governamentais, federações, sindicatos, entidades, conselhos. É unir forças para que Campos cresça de forma ordenada e com justiça social - , pontuou a prefeita.



1

Dúvidas? Chame no WhatsApp