Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 06 de Maio de 2024

Corregedora do TRT da 1a. Região é eleita presidente.

Desembargadora Maria de Lourdes D


14/12/2010 07h50

Fonte: TRT Rio

A corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Maria de Lourdes D´Arrochella Lima Sallaberry, foi eleita nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, para ocupar a presidência do TRT/RJ durante o biênio 2011/2013, em substituição ao atual presidente, desembargador Aloysio Santos.

A Sessão Extraordinária do Pleno – com todos os 46 desembargadores presentes – teve início pouco depois das 14h. Em breve pronunciamento, o presidente Aloysio Santos destacou o bom desempenho atingido pelo Tribunal no ranking das Metas Prioritárias do Conselho Nacional de Justiça. E logo em seguida designou os desembargadores Jorge Fernando Gonçalves da Fonte e Evandro Pereira Valadão Lopes como membros da comissão escrutinadora.

Poucos minutos depois, saiu o resultado: a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry recebeu 29 votos contra 17 dados à desembargadora Gloria Regina Ferreira Mello.

Carioca nascida no dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, Maria de Lourdes Sallaberry foi vice-presidente do TRT/RJ no biênio 2007/2009. Ela ingressou por concurso na Magistratura do Trabalho em 1981, sendo promovida por merecimento em 1985 para o cargo de juiz titular da então 4ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro. Em 1998, chegou à Segunda Instância também por merecimento e, entre outras atividades exerceu a presidência da Comissão Socioambiental do Tribunal.

A próxima gestão contará ainda nos cargos de direção com o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond na Vice-presidência e o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva na Corregedoria, ficando como vice-corregedora a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes. 

Assumirão ainda os seguintes desembargadores:

- Theocrito Borges dos Santos Filho - Presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi);

- Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha - Diretor da Escola Judicial;

- Damir Vrcibradic - Ouvidor;

- Maria das Graças Cabral Viégas Paranhos - Centro Cultural da Justiça do Trabalho.

Foram escolhidos também, por votação, membros do Órgão Especial, da Comissão de Regimento Interno, Comissão de Jurisprudência, do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário e da Comissão de Vitaliciamento.

PELA TERCEIRA VEZ, UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA

Enquanto o Brasil terá a sua primeira presidente a partir de 2011, o TRT do Rio contará pela terceira vez em sua história com uma mulher no mais alto cargo de direção da Corte. A primeira gestão com a presença feminina foi a de 2001/2003, com a desembargadora Ana Maria Passos Cossermelli. Já a desembargadora Doris Castro Neves presidiu o Regional durante o biênio de 2007/2009.

A desembargadora Maria de Lourdes D´Arrochella Lima Sallaberry será a presidente da 26ª Administração do TRT/RJ. Em seu rápido discurso de agradecimento, suas primeiras palavras foram dirigidas à desembargadora Gloria Regina Ferreira Mello, dizendo que juntas elas garantiram um processo eleitoral no nível elevado que o Tribunal merece. Disse ainda que quer a participação de todos em sua gestão – não apenas os magistrados do 2º grau, mas também os juízes e os servidores.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp