Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 06 de Maio de 2024

Dia Internacional dos Direitos Humanos comemorado pelo Condim

Dia Internacional dos Direitos Humanos comemorado pelo Condim


13/12/2010 17h31

O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi comemorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) na tarde desta sexta-feira (10), com uma homenagem a personalidades campistas, nacionais e internacionais. Entre os homenageados, a presidente da Academia Campista de Letras, Arlete Sendra; a historiadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Lana Lage, e o diretor da OAB Cultura, Christiano Fagundes.

Também foram homenageadas as mulheres no poder, como as vereadoras de Campos, a presidente eleita Dilma Roussef; a promotora da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, no Brasil, Marlene Libordone; a diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Família, Maria Berenice Dias; e o representante do Ministério Público, José Luiz Pimentel.

Durante o evento, foi realizada uma mesa redonda abordando temas, como violência doméstica, direitos humanos, homoafetividade feminina no presídio de Campos, violência contra a mulher negra, inclusão dos deficientes físicos, travestis e a mulher idosa.

- O evento foi também em repúdio à violência contra as mulheres, ao desrespeito às entidades sexuais e de gênero, aos 56 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza, aos 32 milhões de trabalhadores excluídos, à cidadania regulada com a exclusão de trabalhadores informais, desempregados, idosos, mulheres, jovens e crianças – ressalta a presidente do Condim, Margarida Estela Mendes do Nascimento.

Segundo Margarida, as temáticas abordadas provam que, entre os direitos humanos, há universalidade, interdependência e intersetoriedade. “O conselho conseguiu fixar o norte dele, com um trabalho de orientação e capacitação. Neste evento os conselheiros e a sociedade se capacitaram. Chegamos a um ângulo avançado, implantando as questões de sexo e gênero, com debate sobre homossexualidade e travestis”, declara.

O evento encerrou a campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, aberta em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.


Postado por:

Álvaro Sardinha - 10/12/2010 18:51:00


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp