Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 06 de Maio de 2024

Novo Código de Processo Penal causa polêmica

Novo Código de Processo Penal causa polêmica


09/12/2010 15h05

Fonte: O Globo

O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Gabriel Wedy, criticou o projeto de reforma do Código de Processo Penal aprovado anteontem no Senado. Segundo ele, o projeto é um retrocesso e só favorecerá criminosos que podem contratar bons advogados para atrapalhar o andamento dos processos. O projeto, relatado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), será agora apreciado na Câmara.

- Isso aí vai favorecer políticos corruptos e grandes traficantes - disse Wedy.

Pela proposta, um juiz só pode conduzir uma investigação até o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público. A partir daí, o processo terá de ser comandado por outro juiz. A duplicidade de juízes num mesmo processo tornaria a Justiça ainda mais lenta. Juízes poderão tomar decisões diferentes e provocar ainda mais controvérsias num processo.

O projeto prevê ainda restrições à prisão especial. Pelo texto, só juízes, promotores ou procuradores continuam com direito à prisão especial. Outras categorias profissionais e pessoas com curso superior perdem o privilégio.

Já o criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, em São Paulo, classificou as mudanças no Código Penal, de forma geral, como muito interessantes e disse que o ponto alto das alterações são as medidas substitutivas da prisão preventiva.

- Essa medida significa o resguardo à liberdade, sem tirar do juiz o poder decisório - avaliou.

Com as novas regras, o juiz poderá ter alternativas à prisão preventiva. As possibilidades serão, por exemplo, a prisão domiciliar, o monitoramento eletrônico e a suspensão das atividades profissionais. Mariz também aplaudiu a redução do número de recursos. Com o novo Código, só será permitido um recurso em cada instância.

- A protelação muitas vezes é inconveniente ao processo - disse Mariz.

Leia mais:

  • 1

    Dúvidas? Chame no WhatsApp