Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 06 de Maio de 2024

Ophir instala seminário que vai elaborar proposta de reforma política para o País

Ophir instala seminário que vai elaborar proposta de reforma política para o País


12/11/2010 11h47

Brasília, 12/11/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, abrirá na terça-feira (16),  às 19h, na sede  do Conselho Federal da OAB, em Brasília, o seminário Reforma Política - Um Projeto Para o Brasil. O seminário contará com participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal  Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowsky, na quarta-feira, e Cármen Lúcia Antunes Rocha, na quinta, e será encerrado com um documento contendo as propostas da entidade para a reforma política, a ser encaminhado a presidente da República eleita, Dilma Rousseff, e às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O seminário marca os 80 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil e terá como patrono o jurista Miguel Seabra Fagundes, cujo centenário de nascimento homenageia. Além de Ophir, participam da abertura do evento o presidente de honra do seminário, o medalha Rui Barbosa do Conselho Federal da OAB, Fábio Konder Comparato; o relator geral do seminário, jurista Luís Roberto Barroso, e os 81 conselheiros federais da entidade, que estarão em sessão plenária nesse dia.

Na quarta-feira (17), o primeiro painel versará sobre Sistema de Governo, presidido pelo ministro Ricardo Lewandowski, e se dividirá em dois temas. O primeiro, das 8h30 às 10h30, tratará do Semipresidencialismo como Mecanismo de Atenuação da Hegemonia Presidencial no Brasil, tendo como participantes Luís Roberto Barroso, a cientista política Argelina Figueiredo e o deputado Michel Temer (PMDB-SP). O segundo, intitulado Reeleição e Prazo de Mandato do Presidente da República, das 10h30 às 12h30, terá o jurista Walter Costa Porto, o cientista político Gaudêncio Torquato e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Ainda na quarta-feira, o segundo painel discutirá Sistema Eleitoral, sob a presidência do ministro Carlos Ayres Britto, contando também com duas mesas. A primeira, das 14h às 16h, discutirá Sistema Distrital Misto, com participação do jurista e conselheiro federal da OAB pela Bahia, Luiz Viana Queiroz, o cientista político Jairo Nicolau e o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Das 16hàs 18h será instalada a mesa Sistema de Lista Fechada - Restrições às Coligações, da qual participarão o jurista Pedro Abramovay, o cientista Político Marcus André Melo e o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

Na quinta-feira (18), último dia do seminário, acontecerá o painel Sistema Partidário, presidido pela ministra Cármen Lúcia. Cláusula de Barreira - Fidelidade Partidária será a primeira mesa, das 8h30 às 10h30, com participação do jurista e conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro, Cláudio Pereira de Souza Neto, o cientista político André Marenco e o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A segunda e última mesa do dia, Financiamento Público de Campanha, das 10h30 às 12h30, reunirá o jurista e ministro (aposentado) do STF José Paulo Sepúlveda Pertence, o cientista político Lúcio Rennó e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).




1

Dúvidas? Chame no WhatsApp