Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Domingo, 28 de Abril de 2024

AGU quer manter juíza aposentada afastada do cargo

AGU quer manter juíza aposentada afastada do cargo


08/10/2010 15h06

Fonte: Conjur

A Advocacia-Geral da União recorreu, no Supremo Tribunal Federal, da decisão monocrática que reintegrou uma juíza do estado do Mato Grosso à função. Ela havia sido aposentada compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça.

A juíza e outros magistrados foram acusados de envolvimento no desvio de verbas públicas destinadas à Loja Maçônica Grande Oriente. A AGU já se manifestou no STF em relação aos demais envolvidos. Eles também foram reintegrados às respectivas funções, após o Supremo ter concedido liminares, acatando a tese de que CNJ só poderia atuar em caso de ineficiência dos demais órgãos de controle, como as corregedorias locais.

Ao defender a atuação do Conselho, a Secretaria-Geral de Contencioso da AGU ressaltou que o órgão possui competência para a análise e julgamento dos fatos, conforme estabelecido na Constituição Federal. A Advocacia-Geral lembrou que a própria Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso considerou legítima a atuação do CNJ, bem como reconheceu a própria incapacidade de promover com independência os procedimentos administrativos, já que alguns dos envolvidos são membros do tribunal.

De acordo com a AGU, ao contrário do que disse a juíza, foi assegurado a todos os interessados o direito a ampla defesa, sendo observado, no caso, o devido processo legal.

A Secretaria-Geral de Contencioso é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à defesa judicial da União perante o STF. Com informações Assessoria de Imprensa da AGU.

MS 28.743


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp