Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 29 de Abril de 2024

Editorial: Não pode ficar assim


19/04/2010 12h48

Florianópolis (SC), 19/04/2010 - O editorial "Não pode ficar assim" foi publicado na edição de hoje (19) do jornal Diário Catarinense (SC):

"A entrevista em que o agora ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima tenta justificar o fato de o governo federal não ter destinado a Santa Catarina sequer um centavo das verbas da Defesa Civil Nacional destinadas a obras de prevenção a desastres naturais soa como um escárnio a Santa Catarina e seu povo. Este cidadão, cuja trajetória na vida pública tem sido marcada por episódios nebulosos, no apagar das luzes de sua gestão à frente do ministério caracterizada pelo servilismo ao poder e por decisões que antes atenderam aos seus desígnios políticos e eleitorais do que aos interesses e urgências da cidadania , tornou a ofensa ainda mais grave. E o fez quando destinou 91% do total de recursos liberados para todas as regiões atingidas por fatalidades climáticas, no país, para a Bahia, onde se apresenta como candidato ao governo estadual nas urnas de outubro.

Além de uma arbitrariedade e de um grosseiro ato de insensatez, talvez estejamos, também, diante de um crime eleitoral, tornando-se imperativo que a Procuradoria Geral da República atenda ao pedido da OAB nacional e investigue o nauseante episódio. Os dados da ONG Contas Abertas mostram que, das 950 cidades que decretaram emergência ou calamidade pública em razão dos temporais e inundações no ano passado, 131 eram catarinenses. Lembre-se que, após os deslizamentos que mataram 135 pessoas no Vale do Itajaí, em 2008, apenas R$ 749 mil dos R$ 7,17 milhões empenhados foram liberados pelo sr. Geddel, que tanto tem colaborado para achincalhar ainda mais a já devidamente enxovalhada vida pública brasileira.

Em nome desses mortos e em nome daquelas famílias que perderam tudo o que tinham nessas tragédias, isso não pode ficar assim."



1

Dúvidas? Chame no WhatsApp