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Campos dos Goytacazes, Segunda, 29 de Abril de 2024

OAB/RJ lança ouvidoria itinerante


15/04/2010 14h00

Do Jornal do Commercio

15/04/2010 - Com a proposta de conhecer mais de perto a realidade da categoria, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) lançou nesta quarta, 14, o projeto Ouvidoria Itinerante no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região.

Álvaro Quintão, ouvidor geral da OAB/RJ, disse que a iniciativa tem como objetivo conhecer o advogado no dia-a-dia da sua militância, saber mais de perto em que condições o profissional atua. "Buscar os problemas onde nascem e o enfrentamento de questões com os juízes e serventuários onde acontecem", ressaltou Quintão.

Segundo ele, a Ouvidoria deixou de ser ouvinte para ser parte ativa na solução dos problemas. Entre as reclamações mais comuns estão o desrespeito, por alguns juízes, às prerrogativas dos advogados, a necessidade de ampliação do horário de atendimento para advogados e jurisdicionados e o não cumprimento das prioridades para aqueles que as têm. "Foi o que identificamos hoje, aqui na Justiça do Trabalho, mas existe muito mais e é isso que buscamos", destacou Quintão, que a cada semana pretende visitar uma sub-seção ou fórum para colher os anseios dos advogados.

A próxima ação da Ouvidoria será dia 27 de abril, na 22ª seccional da OAB, em Magé. A partir daí será mantido um calendário semanal de visitas a lugares pré-determinados.

O ouvidor também declarou que o projeto pretende buscar outros setores que queiram ser ouvidos. "Uma demanda muito comum são os problemas com transportes no Rio de Janeiro. Recebemos uma série de denúncias sobre esta questão. Estamos estudando de que forma a OAB, através da Ouvidoria e de suas Comissões, poderá atuar nas demandas de toda a sociedade, e não somente dos advogados".


Importante

Para o juiz Maurício Pizarro Drummond, diretor do fórum Lavradio, onde foi lançado o projeto, é muito importante a OAB ouvir o seu associado.

"As queixas são sobre a prestação juriscional, sobre o Poder Judiciário, mas também em relação à própria OAB. A Ouvidoria está aqui atendendo o advogado trabalhista, mas também trazendo ao presidente do tribunal e ao diretor do fórum a reivindicação de como melhorar a prestação dos nossos serviços. É muito louvável. A função do ouvidor é ouvir, refletir sobre a informação e levar ao órgão adequado para corrigir a postura e sanear a mazela de onde vem a queixa. A reclamação do advogado é a nossa tentativa de acerto", complementou Drummond.

"A Ouvidoria e a OAB estão abertas para a sociedade e esta é uma orientação do nosso presidente. A OAB quer ouvir para depois poder falar", finalizou o ouvidor-geral.



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