Eduardo Sarmento
20/05/2024 10h28
A partir de junho, advogados e advogadas do Rio de Janeiro precisarão ter um certificado digital do tipo A3 para acessar o Portal de Atendimento do INSS (PAT). A obrigatoriedade consta na Portaria Conjunta Dirben/DTI/INSS nº 96, publicada nesta sexta-feira, dia 17.
O texto afirma que a exigência tem como objetivo "garantir a integridade e a confiabilidade das transações realizadas e fortalecer as políticas de segurança da informação". De acordo com o cronograma de migração de uso do certificado digital, publicado junto com a portaria, a Superintendência Regional Sudeste III, na qual a OABRJ está inserida, terá as mudanças efetivadas entre os dias 10 e 21 de junho de 2024.
Segundo a presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da Seccional, Suzani Ferraro, o dia exato da implementação das alterações não será informado e a advocacia precisa estar preparada e se antecipar às mudanças.
"A qualquer momento entre as datas especificadas os advogados e as advogadas deixarão de acessar o PAT apenas com login e senha, então a minha recomendação é que a partir do dia 10 todos já estejam com seus certificados digitais a postos", diz.
Até as datas informadas, o acesso ao Portal de Atendimento do INSS poderá ser feito pelo endereço atendimento.inss.gov.br com o login e a senha atuais.
Veja o cronograma de migração completo:
OBS: Devido aos eventos climáticos de chuvas intensas no território do estado do Rio Grande do Sul, o cronograma deste estado será definido posteriormente.