Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 29 de Abril de 2024

Participe da campanha da OABRJ "A Justiça custa um absurdo" e ajude a deter a escalada abusiva dos valores das custas judiciais do TJRJ

Com abaixo-assinado, Seccional quer demonstrar a insatisfação da advocacia e da sociedade e cobrar providências


26/02/2024 10h28

Clara Passi

Entre 2021 e 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aumentou em 45% o valor das custas judiciais. A última variação foi registrada em 28 de dezembro do ano passado, no meio do recesso forense, pela variação da Ufir.

O TJRJ foi um dos tribunais que mais aumentaram o preço cobrado do cidadão pela prestação jurisdicional no período. O resultado disso é que Justiça cara afasta a sociedade do Poder Judiciário e da resolução de suas lides. A quem interessa essa violação do princípio constitucional do acesso à Justiça?

Para dar um basta a esses aumentos proibitivos, a OABRJ pede a ajuda da sociedade para pressionar o tribunal a recalcular o valor das custas lançando a campanha “A Justiça Custa um Absurdo”, cujo primeiro movimento é um abaixo-assinado que será levado pelos representantes da advocacia fluminense ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

“Trata-se de um absurdo estado de coisas inconstitucional. A Presidência da OABRJ,  Luciano Bandeira à frente, e eu, na Vice-Presidência, travaremos essa luta no CNJ”, diz Ana Tereza Basilio. 


Faça sua parte; assine, compartilhe nas suas redes sociais, divulgue o quanto puder.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp