Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 15 de Maio de 2024

Comissão aprova criação do Cadastro Nacional do Sistema Carcerário


26/11/2009 16h29

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (25) a criação do Cadastro Nacional do Sistema Carcerário, com informações sobre todos os internos dos estabelecimentos prisionais.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Fernando Melo (PT-AC) ao Projeto de Lei 1345/07, do deputado Jurandy Loureiro (PTB-ES). Pelo substitutivo, o cadastro nacional vai incluir a unificação das bases de dados dos estabelecimentos penais federais e estaduais.

O objetivo é orientar a implementação de políticas públicas relativas ao sistema prisional, automatizar as rotinas dos estabelecimentos penais em todo o Brasil e fornecer uma base de informações sobre os presos.

Gerenciamento federal
O gerenciamento passa a ser de responsabilidade de um órgão federal, de acordo com o substitutivo. O texto original deixava em nível estadual a competência de gerenciamento das informações que serão postas à disposição na rede mundial de computadores.

O relator ressaltou que é impossível administrar o sistema carcerário sem conhecê-lo. Ele observou que hoje os presos no Brasil chegam a 300 mil, e a criação do cadastro vai ajudar a aprimorar o sistema. Segundo Fernando Melo, o cadastro vai evitar os casos de pessoas que possuem diferentes identidades em dois ou mais estados.

"É um sistema nacional onde os estados entram, fornecem as informações e esse gerenciamento seria da União. Mais ou menos parecido com o sistema Renavan, o sistema de registro dos veículos, onde cada estado coloca na sua base os veículos cadastrados lá, mas o sistema nacional obtém e controla esses dados", compara.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp