Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

OABRJ participou da apresentação do novo Painel do Advogado do TRT1

Atualização do sistema PJe passará a funcionar no estado em outubro


30/09/2022 09h36

Felipe Benjamin

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) apresentou na manhã desta quinta-feira, 29, o novo Painel do Advogado no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). A apresentação contou com a presença do desembargador José Luis Campos Xavier, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e do Comitê Regional do PJe do TRT1; da presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OABRJ, Érica Pereira Santos; da coordenadora da Comissão de Prerrogativas junto à Justiça do Trabalho, Clarissa Costa; do presidente da Comissão de Relações Institucionais e diretor de Comunicação da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro; e da secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre, que ocupa também a Presidência da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat).
 

Veja o novo Manual do Advogado - PJe 2.0

Veja a área de treinamento do novo portal


"Fizemos alterações no Painel, trazendo-o para a mais nova arquitetura do PJe, que já é usada por todos os servidores dos tribunais, conhecida como KZ", afirmou o assessor de Sistemas Jurídicos do TRT1, Rogério Silva Carneiro.
 

"Temos listagens com os processos dos advogados repletas de informações e uma aba somente para processos arquivados, separada do acervo geral, o que é um pleito antigo da advocacia. O sistema também conta com uma seção na qual poderão ser analisadas as audiências que aquele advogado tem, para a data que ele desejar, e que podem ser incluídos vários advogados na solicitação de habilitação, outro pedido antigo. A instalação no Rio de Janeiro deve acontecer entre os dias 8 e 9 de outubro, e no dia 10 ele já deve estar funcionando plenamente".


Vice-presidente da Acat, Rodrigo Estrella comentou a apresentação do novo painel, lembrando as dificuldades enfrentadas pelos advogados no uso do PJe no passado.  

"O Painel do Advogado é uma roupagem diferente para o velho sistema, apresentando algumas inovações que poderão auxiliar os advogados como, por exemplo,  o cadastro de mais de um responsável pelo processo, vinculação de mídia diretamente no PJe e a visualização de peças processuais por assuntos", afirmou Estrella.

"Houve, contudo, a exclusão de outras funcionalidades utilizadas como a pesquisa pelo nome da parte, pesquisa da pauta de audiências, dentre outras. Como haverá uma sensível alteração no layout do sistema, o advogado certamente levará mais tempo para cumprir suas tarefas nesse primeiro momento de adaptação, sendo certo que as entidades estarão atentas à perfeita funcionalidade do PJe, diante do histórico de problemas quando da implementação de novas versões, e, caso seja necessário, oficiarão o Tribunal Regional do Trabalho para preservar os prazos em curso".

A presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OABRJ, Érica Pereira Santos, afirmou que as subseções da OABRJ - juntamente com a Acat, a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) e o Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati) - receberão instruções de uso do novo painel por meio de uma palestra transmitida pela plataforma virtual Zoom, no dia 6 de outubro.

Já a a coordenadora da Comissão de Prerrogativas da OABRJ junto à Justiça do Trabalho, Clarissa Costa, destacou as funcionalidades reivindicadas pelos representantes do comitê gestor, e ressaltou que ainda são necessárias novas melhorias para que a advocacia possa ser atendida.
 

"A OABRJ acompanhará a evolução das novas ferramentas", afirmou Clarissa. "Para os que encontrarem dificuldade no manuseio da nova versão, o layout anterior permanecerá disponível na mesma aba".



"Essa versão nova do PJe facilita muito o trabalho dos advogados, pois trata-se de uma plataforma mais amistosa, mais fácil de interagir, e que agrega muitas funcionalidades que eram pedidas pelos advogados e que não haviam entrado no sistema ainda", afirmou José Luiz Xavier.

 

"Com essa versão nova , trazemos para o PJe coisas que a advocacia precisava e que irão otimizar o tempo dos profissionais uma vez que será mais simples trabalhar no sistema".


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp