Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 04 de Maio de 2024

Ophir anuncia nome do jurista Caio Mário para patrono da XXI Conferência

A escolha do nome de um dos mais notáveis civilistas brasileiros ocorreu na sessão plenária de hoje.


03/03/2011 12h11

Brasília, 22/03/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, anunciou hoje (22), durante sessão plenária do Conselho Federal da OAB, a escolha do jurista Caio Mário da Silva Pereira para ser o patrono da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em Curitiba, no Paraná, entre os 20 a 24 de novembro deste ano. Vários conselheiros federais se manifestaram durante a sessão em apoio à homenagem àquele que presidiu o Conselho Federal da OAB de abril de 1975 a abril de 1977 e é considerado um dos mais notáveis civilistas brasileiros.

Na sessão plenária, Ophir Cavalcante enalteceu a grande contribuição que Caio Mário prestou ao Direito brasileiro e afirmou que a indicação de seu nome para patrono XXI Conferência é um resgate da história da OAB. Em 1978, durante o governo do general Ernesto Geisel, Caio Mário apresentou, na VII Conferência Nacional da OAB, a tese "Direitos Humanos: conceito abstrato, conceito realista", em uma de suas declarações mais honrosas à OAB, na qual afirmava que "se faltava à Ordem poder material, por outro lado a entidade reunia poder moral suficiente para continuar a luta pela preservação dos direitos humanos e do retorno ao Estado de direito no país".

Caio Mário publicou inúmeras obras e estudos, dentre as quais se destacam as Instituições de Direito Civil e o Anteprojeto de Código de Obrigações, este em parceria com Orlando Gomes. Foi professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual se graduou, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também integrou a Consultoria-Geral da República de março de1961 a agosto de1961. Caio Mário nasceu em Belo Horizonte em 9 de março de 1913 vindo a falecer em 27 de janeiro de 2004.




1

Dúvidas? Chame no WhatsApp