Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 29 de Abril de 2024

Presidente Luiz Zveiter participa do 2º Congresso da Conferência Mundial de Justiça Constitucional

Presidente Luiz Zveiter participa do 2º Congresso da Conferência Mundial de Justiça Constitucional


17/01/2011 17h19

Fonte: TJRJ

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, participou hoje, dia 17, da abertura da II Conferência Mundial de Cortes Constitucionais. O evento que reúne delegações de mais de 90 países foi realizado no hotel Sofitel, contando ainda com a presença do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do governador Sérgio Cabral; do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso; do ministro do STF, Gilmar Mendes; do vice-presidente da República, Michel Temer, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, em seu discurso, o ministro Cezar Peluso solidarizou-se com as famílias das vítimas das chuvas na região serrana do estado. O presidente do STF também falou sobre o papel da Corte como um tribunal independente e como um dos três Poderes da República Federativa do Brasil.

O evento se estende até amanhã, dia 18. Os debates estão sendo coordenados pelo juiz-presidente do Tribunal Constitucional da África do Sul, Sandile Ngcobo. “A Separação de Poderes e a Independência dos Tribunais Constitucionais e Órgãos Equivalentes” é o tema central das discussões.

Cerca de 350 delegados representantes das Cortes Constitucionais do Canadá, Rússia, Espanha, França, Portugal, África do Sul, Coréia do Sul, Alemanha, Reino Unido e México, entre outros, falarão de suas experiências sobre o tema, propiciando o intercâmbio de informações e a troca de experiências.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp