Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 18 de Maio de 2024

Suspeita de agressão a presos investigada por comissão da OAB

Suspeita de agressão a presos investigada por comissão da OAB


17/08/2010 08h08


Luiz Celso Gomes, da OAB, esteve ontem no presídio Carlos Tinoco

Denúncias de agressão, visitação suspensa no último domingo (15) e falta de atendimento médico e jurídico levaram a Comissão dos Direitos Humanos da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campos) a realizar visita na tarde de ontem ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Guarus, Campos. A suspeita de greve de fome dos presidiários foi descartada pela comissão. A esposa de um detento, que não quis se identificar, disse que um agente penitenciário informou que os presos da Galeria B do pavilhão 1 só vão ter visitas a partir do dia 28 de setembro próximo.

“É um absurdo. Não basta o sistema carcerário ser falho e querem fazer com que os presos, que são nossos parentes, fiquem mais revoltados. O nosso medo é que façam uma rebelião”, comentou a esposa. Outra mulher que pediu para manter o nome em sigilo, reclamou de maus-tratos. “Não é porque cometeram crimes que devem ser escorraçados”, falou.

Segundo o presidente da Comissão da OAB, Luiz Celso Gomes, foi constatado que um preso sofreu agressão sem motivo por um agente penitenciário já identificado. Quanto à visitação suspensa, esclareceu, através de informações da direção do presídio, que houve um equívoco do plantão de domingo (15), pois a ordem era suspender a visitação apenas a uma cela onde estavam 12 homens, por indisciplina. “Vamos enviar um documento à direção do presídio e à Secretaria de Administração Penitenciária sobre as denúncias, solicitando o afastamento do agente que agrediu o detento”, falou.

Fonte: Jornal O Diário


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp