Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 04 de Maio de 2024

Ministra participa de audiência e anuncia instalação de delegacia

Delegacia da Mulher na região até o final do ano


10/08/2010 09h13

A instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) foi a principal pauta durante a Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembléia Legislativa (Alerj) realizada na Câmara Municipal de Campos, na tarde de ontem, e presidida pela deputada estadual Inês Pandeló (PT-RJ). O encontro teve a participação especial da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire. De acordo com ela, o país tem um segundo plano nacional, implantado em março de 2008, e nele tem ações para a educação, saúde, trabalho e violência contra a mulher.

O prefeito de Campos, Nelson Nahim, o presidente da Câmara, Rogério Matoso e a vereadora Odisséia Carvalho participaram da audiência confirmando a necessidade da delegacia para a região.

Segundo a ministra, através do disque 180, no primeiro semestre deste ano foram realizados 343 mil atendimentos, mais que o dobro do número de atendimento no mesmo período do ano passado. “Assim que as mulheres tomaram conhecimento da Lei Maria da Penha, se encorajaram e denunciaram”, comentou.

Nilcéia informou, ainda, que o Governo Federal lançou um pacto nacional de enfrentamento da violência contra a mulher para que se crie uma rede de políticas públicas às mulheres. “Os governos estaduais têm que conhecer essas políticas para poder desenvolvê-las e receber recursos do Governo Federal. Assim será a implantação da delegacia em Campos para que as mulheres possam ser bem atendidas”, disse. A delegacia será inaugurada no final deste ano e funcionará nos altos da 134ª Delegacia Legal (DL/Centro).

A superintendente Estadual de Diretos da Mulher, Cecília Soares, disse que Campos merece a delegacia. “Quando a sociedade tem a preocupação de que seja instalada uma delegacia é porque se preocupa com a violência”, comentou. A vereadora Odisséia Carvalho defende uma sociedade diferenciada. “E hoje a delegacia é um sonho que se concretiza e vai tender Campos e municípios da região”, comentou.

Fonte: Jornal O Diario


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp