A advocacia não se curva a ameaças, ressalta o comunicado do Conselho Federal
29/07/2025 09h08
Ana Júlia Brandão
Em um gesto de solidariedade à OABRJ, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) emitiu, nesta segunda-feira, dia 28, uma nota de repúdio às recentes tentativas de intimidação e ataque sofridas pela Seccional e sua presidente, Ana Tereza Basilio.
No dia 3 de julho, as atividades no prédio sede da Ordem no Rio de Janeiro foram suspensas em decorrência de uma ameaça de bomba. Logo em seguida, no dia 20, um drone foi flagrado sobrevoando a casa da presidente. Neste contexto, o texto assinado pelo presidente em exercício, Felipe Sarmento, rejeita qualquer tipo de intimidação à advocacia e reforça a importância da Seccional e de Basilio na defesa da advocacia e do Estado Democrático de Direito.
Leia a íntegra da Nota do CFOAB
O Conselho Federal da OAB repudia as tentativas de intimidação dirigidas à seccional do Rio de Janeiro e à sua presidente, Ana Tereza Basilio. A advocacia não se curva a ameaças.
Ana Tereza Basilio é uma líder aguerrida, respeitada por sua trajetória em defesa das prerrogativas e pelo compromisso com a advocacia fluminense. Qualquer tentativa de constranger sua atuação ou de abalar a autonomia institucional da seccional afronta os princípios democráticos e o livre exercício da profissão.
Em total e irrestrito apoio à presidente e à advocacia do estado, a OAB Nacional reafirma que toda e qualquer forma de coação será enfrentada com firmeza e união.
Felipe Sarmento
Presidente em exercício do Conselho Federal da OAB