Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 03 de Outubro de 2022

TRT1 atualiza procedimentos de audiências conforme determinações do CNJ

Presença de magistrados passa a ser obrigatória, mesmo em audiências telepresenciais


16/08/2022 08h18

 

 

Felipe Benjamin

A Corregedoria Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) editou nesta segunda-feira, dia 15, o Ato nº 2/2022, determinando que audiências no primeiro grau de jurisdição da corte poderão ser realizadas de maneira presencial, híbrida ou telepresencial. O ato torna obrigatória a presença física do juiz condutor na sede do Juízo. A decisão levou em consideração as resoluções nº 320, 345, 354, 378, 385 e 465 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõem sobre temas como o cumprimento dos atos processuais e a utilização do sistema de videoconferências.

De acordo com o Ato nº2, quando designadas audiências iniciais em grande número para uma pauta, fica autorizada a utilização do modo telepresencial. No entanto, o documento ressalta que o dever do magistrado de se fazer presente na unidade judiciária respectiva prevalece sobre a modalidade de audiência a ser realizada.
 

"Para aperfeiçoar a prestação jurisdicional é importante a presença física dos magistrados nas unidades  em que atuam", afirmou a coordenadora da Comissão de Prerrogativas junto à Justiça do Trabalho, Clarissa Costa. "Com as mudanças, teremos maior segurança jurídica para realização das audiências". 


O Ato 02/2022 do TRT1 vai ao encontro das demandas da OABRJ, que em julho teve seu pedido de providências atendido pelo Conselho Nacional de Justiça.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp