Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 09 de Agosto de 2022

Aprenda a usar as ferramentas do INSS Digital e do Guichê Virtual

Aprenda a usar as ferramentas do INSS Digital e do Guichê Virtual


04/07/2022 08h14

Felipe Benjamin

A aula gratuita "Atuação prática no INSS Digital e no Guichê Virtual" lotou o Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da Seccional, na manhã desta quinta-feira, dia 30. Comandado pela presidente e pela vice da Comissão de Direito de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro e Rosana Figueiredo, o encontro apresentou uma extensa explicação sobre o acesso e o uso dos sistemas e, também, os planos da recém ampliada comissão, que busca aperfeiçoar o processo administrativo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

"Este evento é muito importante, porque nosso instrumento de trabalho hoje passa, no INSS, pelo malfadado processo eletrônico, pelos erros do sistema e pela falta de investimento", afirmou, na abertura do evento, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. "Falta investimento para uma imensa demanda de acesso ao sistema, é muito importante cobrar esse investimento. A Ordem está à frente dessa bandeira, pois precisamos, como advogados e advogadas, ter acesso direto ao INSS. É o que garante o nosso Estatuto. Não podemos ser obrigados a agendar reuniões como se fôssemos partes. A OAB também tem que lutar com muita firmeza para recuperar o atendimento presencial, porque em muitos casos só ele resolverá os problemas".

Na plateia, a grande presença de representantes da advocacia do interior do estado foi um fator destacado pelo coordenador das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira.

"Pude ver o crescimento deste grupo e seu efeito sobre as subseções. Há um aumento significativo no número de advogados militando no direito previdenciário, que recebeu uma parcela importante da advocacia trabalhista. Eventos como esse reafirmam o compromisso desta casa em qualificar a advocacia do Rio de Janeiro, e é importante que os advogados da capital entendam que os advogados do interior do estado merecem as mesmas chances. Os feitos desta comissão são fruto de um trabalho coletivo, de cada um de vocês, que emprestam prestígio a nossa instituição. E quanto mais prestigiada ela for, mais fácil será o exercício da nossa profissão".


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp