Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 12 de Novembro de 2025

Distribuição de novas ações nas varas cíveis da capital e de Macaé já está sendo feita exclusivamente pelo Eproc

Com a mudança, o ajuizamento de ações cíveis pelo PJe foi desativado


11/11/2025 10h36

Ana Júlia Brandão

Atenção, advocacia! Desde o dia 30 de outubro, o peticionamento de novas ações cíveis nas varas da capital – tanto no Foro Central quanto nos regionais – e nas varas cíveis de Macaé passou a ser realizado exclusivamente pelo sistema Eproc. Com a mudança, o ajuizamento de ações cíveis pelo PJe foi desativado, o que não significa que não seja mais possível distribuir processos da área no sistema. 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) alerta que ainda há profissionais encaminhando petições pelo PJe, o que pode gerar atrasos na tramitação, já que não há compatibilidade técnica entre os sistemas e não é possível transferir automaticamente processos de um sistema para o outro.

Dica da OABRJ: Verifique a lista completa das varas que já utilizam exclusivamente o Eproc no próprio sistema, no portal do TJRJ, antes de protocolar novas ações. Assim, você vai evitar equívocos na distribuição e garantir o correto andamento processual. 

Esta medida faz parte da implementação gradual do Eproc no estado, que vem acontecendo desde 2024. A mais recente etapa dessa expansão incluiu, além das varas cíveis da capital e de Macaé, o Plantão do 2º Grau, que agora utiliza o sistema para recursos e ações de competência originária do TJRJ.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp