O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realiza a partir desta quarta-feira, 6, até sexta-feira, 8, o Mega Feirão Limpa Nome em Campos dos Goytacazes.
O evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ)
06/11/2024 09h03
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realiza a partir desta quarta-feira, 6, até sexta-feira, 8, o Mega Feirão Limpa Nome em Campos dos Goytacazes. O evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ). Durante o lançamento, nessa segunda, 4, a secretária-geral da 12ª Subseção, Mariana Lontra Costa destacou a função social do Mega Feirão, ao reinserir inadimplentes no comércio, especialmente próximo ao Natal.
De acordo com dados da CDL Campos/SPC, Campos tem atualmente 55 mil pessoas negativadas, num total de R$32 milhões em dívidas. O objetivo do Mega Feirão é mudar este quadro e recuperar o crédito destes devedores. A realização é do próprio TJ, com Governo do Estado e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) , através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Também apoiam o evento, que acontece no IFF Centro, das 9h às 16h, a Prefeitura de Campos, CDL, 12ª Subseção da OAB-RJ e Procon Campos.
- Em especial pela função social que a OAB exerce é muito gratificante para nós estarmos participando deste evento, podendo colaborar para algo importante para o empresário, para o consumidor e o Município de modo geral - explica Mariana Lontra Costa.
De acordo com o coordenador do CEJUSC da Comarca de Campos dos Goytacazes, Juiz Ralph Manhães, está é uma oportunidade única de o consumidor retirar seu nome do cadastro restritivo, fazendo com que ele volte a comprar, movimentando o comércio e evitando demandas judiciais.
Presidente da CDL Jovem, Pedro Bacelar ressalta que o evento é importantíssimo:
- Esperamos que volte a ser um sucesso. As pessoas terão toda estrutura para negociarem suas dívidas, fomentando a economia local, especialmente próximo ao Natal - destaca Pedro Bacelar.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust destaca que o projeto casa muito bem com o momento em que a Prefeitura também lançou o Refis: " É uma preocupação da sociedade como um todo para que as pessoas recuperem seus créditos, quitando suas dívidas, com negociações vantajosas".
Subsecretária do Procon, Pryscila Marins classifica o Mega Feirão como um evento de inclusão: "Enquanto inadimplente ele acaba excluído da possibilidade de aquisição e isso, muitas vezes, causa traumas emocionais. Além do problema econômico gerado com esta inadimplência. Este tipo de evento permite que o Procon amplie seus braços. Ano passado tivemos mais de mil atendimentos empresas que não estavam participando do feirao".
Participam do Mega Feirão Limpa Nome 19 empresas - Tim, Claro, Oi, Enel, Crefaz, Caixa, Sicredi, C6 Bank, Via Varejo, Itaú, Ativos SA, Trier, Ver TV, SuperBom, BMG, Acesso Total, Pegshoes, Águas do Paraíba e Barral Calçados.