Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 18 de Setembro de 2024

e-Sociedade: OABRJ firma convênio com a Jucerja para criar sistema que permitirá registrar sociedade de forma remota

Biah Santiago


12/09/2024 13h43

A OABRJ firmou um convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para a criação do e-Sociedade, um sistema que permitirá a abertura de sociedades de advocacia de forma automatizada e centralizada, poupando os colegas da necessidade de deslocamento até a sede da Seccional, a Prefeitura e a Receita Federal para instituir um CNPJ e ter os alvarás de funcionamento de sua sociedade. O acesso será aqui pelo Portal da OABRJ. 

Operado pela Redesim no Rio de Janeiro, o sistema, além de tornar os atos de registro mais rápidos e práticos para a advocacia fluminense, também facilitará as alterações contratuais e o gerenciamento de atos societários. Além da Jucerja, o advogado e a advogada terão fácil acesso a órgãos de licenciamento municipais e estaduais, como o Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Cidade do Rio de Janeiro (RCPJ), Sefaz, Inea e Corpo de Bombeiros.

 

“Essa parceria certamente vai melhorar o dia a dia da advocacia, que terá todas as facilidades para abrir uma sociedade sem precisar vir à Seccional e ir até outros órgãos de registro”, comentou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. 

 

O acordo começou a ser costurado no dia 13 de junho, quando Basilio foi convidada pelo presidente da Jucerja, Sergio Romay, a participar da sessão plenária da entidade. Na ocasião, a  vice-presidente da OABRJ falou sobre as parcerias entre as duas instituições e abriu as portas para a nova iniciativa. Estavam presentes na sessão, ainda, a conselheira seccional, Candida Terra, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Ricardo Menezes, e a diretora de Apoio à Advocacia e presidente da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa, Emília Garcez, que é uma das responsáveis pela Sala do Empreendedor, espaço oferecido pela Jucerja para o exercício da advocacia. 

Garcez, ressalta que a nova parceria teve como principal mote o avanço tecnológico e a constante modernização da advocacia.

“Essa iniciativa vai muito além de uma simples modernização de processos. Representa nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a eficiência, pilares que guiam a gestão da OABRJ. A mudança não diz respeito apenas à tecnologia, tem o objetivo de proporcionar à advocacia mais tempo para o que realmente importa: exercer o Direito com excelência, defender os interesses dos seus clientes e contribuir com a justiça. Vai nos permitir sermos mais inclusivos, mais ágeis e mais preparados para o futuro”, considerou Garcez.

O sistema ainda está em desenvolvimento pela Seccional, então, acompanhe as nossas mídias para saber quando será lançado e aprender como manuseá-lo.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp