Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 19 de Abril de 2024

Advocacia poderá se cadastrar no Portal da OABRJ para recebimento de alvarás junto à Caixa Econômica

Segundo o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, a Superintendência do banco foi sensível ao pleito da Seccional, que frisou o impacto da crise na remuneração dos colegas


31/03/2020 14h00

Eduardo Sarmento
 


A partir da próxima quinta-feira, dia 2, o levantamento dos valores de RPVs e alvarás das justiças Estadual, Federal e do Trabalho depositados nas contas judiciais da Caixa Econômica Federal (CEF) poderá ser solicitado pela área restrita do Portal da OABRJ. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira, 31, e é resultado de mais uma ação da Ordem junto ao Poder Judiciário e a instituições financeiras no sentido de amenizar os efeitos das restrições impostas para conter a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, a Superintendência do banco foi sensível ao pleito da Seccional, que frisou o impacto da crise na remuneração dos colegas. “Eles disponibilizaram, então, uma forma de viabilizar o recebimento dos valores de natureza alimentar, bem como o valor das partes. Conseguimos incluir no convênio, também, os colegas que não são correntistas da Caixa”, contou.

Para aderir, é necessário acessar a área restrita do site, selecionar a opção “CEF e pagamento de alvarás e RPVs” e concordar com os termos listados. No passo seguinte, os colegas deverão digitalizar e assinar eletrônicamente o alvará referente ao pagamento liberado na CEF, a carteira da Ordem, o formulário disponível no site da OABRJ, no qual deverá ser indicada a conta para depósito, e, se for o caso, a procuração para receber o valor em nome do cliente. Na tela seguinte, será exibida uma mensagem a ser enviada para a Caixa Econômica Federal, com cópia para o e-mail do advogado ou da advogada, contendo os documentos digitalizados.

Na hipótese da existência de eventuais recolhimentos a serem efetuados, somente serão atendidos os ofícios judiciais/alvarás de levantamento que contiverem a indicação expressa do tipo de imposto (IRRF, IR/RRA, PSS, entre outros), base de cálculo, alíquota correspondente, número de meses (em caso de IR/RRA) e guia correspondente (GPS, GRU, DARF, etc.).

Caso a conta para depósito informada seja de outro banco que não a CEF, será cobrada a tarifa referente à transferência (DOC ou TED). As ordens de pagamento serão cumpridas em até 48 horas após a realização do pedido.

O advogado ou a advogada que tiver mais de um recebimento pendente deverá fazer uma solicitação diferente para cada um deles, sempre anexando os documentos correspondentes. A CEF se comprometeu a confirmar a realização dos depósitos e a, no caso de alguma exigência, entrar em contato com os colegas.

Esta funcionalidade não está disponível para valores referentes a varas que dispõem do sistema de alvará eletrônico no âmbito da Justiça do Trabalho.

Convênio com o TJ e o Banco do Brasil foi revitalizado

Nesta segunda-feira, dia 30, após entendimento com o Tribunal de Justiça e o Banco do Brasil, foi revitalizado o convênio que possibilita à advocacia autorizar, via Portal da OABRJ, o crédito automático em conta corrente dos mandados de pagamento. Os colegas que queiram utilizar o serviço devem se cadastrar, também, na área restrita do site, fornecer os dados bancários e autorizar o depósito dos mandados de pagamento diretamente em sua conta. 

Veja todas as medidas que a OABRJ está tomando no sentido de garantir os direitos dos colegas no painel especial sobre o Covid-19.

Neste período de emergência, a OABRJ atende em regime de plantão, de segunda a sexta, das 10h às 16h, recebendo demandas urgentes inclusive para a Ouvidoria e para a Comissão de Direitos Humanos pelo WhatsApp (21) 2730-6525 e no email atendimento@oabrj.org.br. As denúncias de violação de direitos dos colegas podem ser enviadas diretamente para a Comissão de Prerrogativas pelo telefone/WhatsApp (21) 99803-7726 ou pelo email prerrogativas@oabrj.org.br.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp