Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

Advogado campista faz palestra sobre juros na Câmara dos Deputados

Atualmente, os juros no Brasil se aproximam de 400% ao ano.


07/10/2019 16h21

Fonte: Jornal Terceira Via

Na terça-feira (8), o advogado Salatiel Pizelli, especialista em operações de crédito, se apresenta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para defender o limite de juros cobrados no Brasil, considerados abusivos e um dos mais elevados do mundo. Salatiel integra equipe de especialistas em economia e em direito para a retomada de Proposta de Emenda Constitucional (PEC 160), de 2015, cujo objetivo é tratar do limite da taxa de juros no país.

Salatiel Pizelli foi convidado para fazer a defesa da limitação de juros no Brasil como advogado. Porém, como cidadão, ele também é defensor da proposta. “Os juros praticados no Brasil são absurdos.  Quando a Constituição Federal de 1988 foi promulgada, estabeleceu-se o limite de juros de 1% ao mês ou de 12% ao ano como limite. Porém, não houve lei que regulamentasse a proposta constitucional. Isto acabou, pois contrariava interesses do setor bancário”, comenta.

A PEC 160 pretende acrescentar um parágrafo ao artigo 192 da Constituição Federal, para estabelecer limite às taxas de juros. A atual senadora Zenaide Maia (Pros-RN) quando deputada foi uma das autoras da proposta, juntamente com outros parlamentares. O relator da PEC é o deputado federal Fábio Schiochet (PSL-SC). Desde 2015 a Proposta de Emenda Consitucional está parada no Congresso Nacional.

Há cerca de 10 anos, lobistas do setor financeiro conseguiram que o texto fosse retirado da Constituição. Sem lei regulamentar o limite de juros não poderia ser praticado. Existe quem defenda e quem seja contra a limitar os juros no país. A audiência pública na CCJC serve para ouvir os setores interessados. Na justificativa do relator e deputado Fábio Schiochet “para o setor financeiro, o tabelamento de juros poderia trazer consequências sistêmicas ao setor, tais como impacto negativo na inclusão financeira; redução da quantidade de crédito disponível,gerando redução do consumo e desaquecimento geral da economia, bem como o crescimento de práticas ilícitas de agiotagem”.

Além de Salatiel Pizelli, estarão na audiência pública em Brasília o economista Rogério Sacchi, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti, e o advogado Cândido Sá, especialista em direito do consumidor. A proposta é que o limite da taxa de juros para operações bancárias e financeiras no Brasil seja de no máximo três vezes maior que a taxa Selic.  “O ideal seria que chegasse a 10% ao ano ou no máximo até 30% ao ano, caso a emenda constitucional e a lei regulamentar sejam aprovadas”, comenta Salatiel Pizelli.

Atualmente, os juros no Brasil se aproximam de 400% ao ano. A taxa Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979, com objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos no país.

“Países desenvolvidos como Estados Unidos, Holanda, Reino Unido e Portugal cobram juros muito baixos, o que impulsiona a economia desses países. Juros baixos e limitados possibilitam oferecer crédito ao cidadão comum. Por meio de legislação adequada, é preciso retomar a confiança no cidadão e na prosperidade alcançável com crédito razoável”, diz Salatiel.

A volta da discussão para limitar os juros no Brasil é oportuna, segundo Salatiel. Entretanto, ele não acredita que em pouco tempo se consiga chegar a um acordo dentro do Congresso Nacional, pois há vários setores da economia com fortes interesses representados dentro da Câmara e do Senado Federal.

“A discussão precisa chegar ao conhecimento da população, principal interessada em pagar menos impostos e menos juros no Brasil. Eu creio que seja um caminho de médio prazo. Pode-se levar até cinco anos para se debater e conseguir aprovação dos congressistas”, conclui.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp