Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

Comissão organiza evento sobre aposentadoria especial na Constituição

Wamburg afirmou que a Reforma da Previdência galvanizou o tema da presença dos itens referentes à previdência na Carta Magna.


06/09/2019 16h34

Clara Passi
Foto: Bruno Marins

A Comissão de Direito Constitucional (CDCon) da OAB/RJ debateu a forma como o segurado e a aposentadoria especial estão inscritos na Constituição, nesta sexta-feira, dia 6, na sede da entidade.  O membro da CDCon Glauco Wamburg conduziu o encontro, que teve a presença do juiz federal Carlos Adriano de Miranda Bandeira, do advogado especialista em Direito Previdenciário Rodrigo Langone e o advogado da União Igor Ajouz. 

Wamburg afirmou que a Reforma da Previdência galvanizou o tema da presença dos itens referentes à previdência na Carta Magna.

“Uma das propostas da equipe de governo seria a desconstitucionalização da matéria, para permitir que alterações pudessem ser feitas sem a necessidade do quórum especial requerido para as emendas constitucionais”, afirmou Wamburg. 

Para o advogado, a previsão de temas previdenciários na Constituição foi uma conquista no bojo de proteções que o trabalhador ganhou.

“Além de equiparação entre o trabalhador urbano e o rural, a constituição também deu ao trabalhador o conjunto de proteções do sistema previdenciário. A previsão na Constituição das temáticas de Direito previdenciário são uma conquista social histórica, que deve ser louvada e, de forma alguma, preterida”.

O recorte contemplado pelo debate foi a categoria especial de segurado, “uma figura bastante curiosa dentro do nosso sistema previdenciário”.

Aposentadoria especial é concedida a quem trabalha exposto a agentes químicos, físicos ou biológicos, em condições prejudiciais à saúde. O tempo de contribuição para quem se encaixa nessa modalidade é menor.

________________________________________________________________________________________________

CONVÊNIO COM OAB Campos:


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp