Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 19 de Abril de 2024

Britto conclama ministros e juízes trabalhistas a marchar contra o calote


22/04/2009 10h35

Fonte: OAB

Brasília, 22/04/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, convidou hoje (22) os magistrados e ministros da Justiça do Trabalho para participar da Marcha em Defesa da Cidadania e do Poder Judiciário, que será realizada às 9h do dia 6 de maio em repúdio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/06, mais conhecida como a PEC do Calote. O convite foi feito por Britto durante a reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que acontece na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). "Antecipei a visita que faria aos Estados para convidá-los para essa marcha, que, para nós, é um grande movimento em defesa da democracia".

Ao participar da reunião do Coleprecor, o presidente da OAB destacou que a PEC, caso venha a ser aprovada, interferirá na independência dos Poderes e pode fazer ruir o Judiciário. "O Executivo vai poder interferir danosamente no Judiciário e na vida do brasileiro. Assim o fará porque, ao limitar o pagamento de precatórios a 1,5% do orçamento dos municípios e a 2% do orçamento dos Estados, é o mesmo que dizer que essas decisões jamais serão cumpridas", afirmou o presidente da OAB.

Cezar Britto cobrou dos ministros do TST e membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que reajam aos efeitos danosos da PEC, participem da Marcha e demonstrem que não aceitam a imposição do Executivo sobre as sentenças proferidas pelo Judiciário contra Estados e municípios. "Tenho certeza de que, ao término da reunião do Coleprecor, teremos uma decisão formal da Corte no sentido de estimular os magistrados a participarem deste ato, até porque a Marcha está sendo organizada também pela magistratura brasileira", finalizou Britto.

A Marcha de advogados, magistrados e representantes da sociedade sairá da sede do Conselho Federal da OAB com destino ao Congresso Nacional, para entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, manifesto contra a aprovação da PEC na Câmara.

Atualizado por: Edmar Soares Filho - 10:37 horas


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp