Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Domingo, 06 de Julho de 2025

Dilma afirma em carta a Ophir: OAB é baluarte e defensora da nossa cidadania

Dilma afirma em carta a Ophir: OAB é baluarte e defensora da nossa cidadania


15/09/2010 07h52

Brasília, 14/09/2010 - A candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Roussef, encaminhou hoje (14) mensagem ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, justificando sua ausência no debate que a entidade realizou nesta segunda-feira e hoje com os presidenciáveis José Serra, Plínio de Arruda Sampaio e Marina Silva sobre reforma política. Apesar de não poder atender o convite formulado pela entidade dos advogados por compromissos inadiáveis na agenda de campanha, Dilma faz questão de registrar na mensagem "o profundo respeito à OAB, baluarte e defensora da cidadania". A candidata do PT afirma ainda que "honrando suas tradições históricas de compromisso com a democracia e o progresso político do pais, a OAB contribui de há muito com esse debate, de maneira relevante".

A mensagem da candidata Dilma Roussef foi lida por Ophir Cavalcante durante a sessão do Pleno do Conselho Federal da OAB:

Doutor Ophir Cavalcante Júnior

MD. Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, informo-lhe que por absoluta impossibilidade de compatibilização da minha agenda, nesse período final de campanha eleitoral, não pude confirmar minha presença neste evento promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Não obstante isso, deixo registrado o profundo respeito à OAB, baluarte e defensora da cidadania. Esteja certo de que considero imprescindível o aperfeiçoamento das instituições políticas em nosso país. A reforma política tem sido objeto constante de debate ao longo desta campanha eleitoral, prenunciando a prioridade que ela terá na agenda política do próximo período.

O desenvolvimento econômico e social do país, impulsionado nos últimos anos pelo governo do Presidente Lula, deve ser seguido de uma profunda mudança em nosso sistema político.

Essa mudança deve contemplar o fortalecimento dos partidos políticos, compreendidos como peças importantes para a democracia, assim como a modificação das regras de financiamento eleitoral, dentre outras iniciativas cruciais para o alcance cada vez maior da sua maturidade em nosso país.

Honrando suas tradições históricas de compromisso com a democracia e o progresso político do país, a Ordem dos Advogados do Brasil contribui de há muito com esse debate, de maneira relevante.

Ao lado de outras entidades da sociedade civil organizada, em conjunto com aqueles que forem eleitos para o exercício de mandatos junto ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo nas próximas eleições vamos nos empenhar ao máximo nessa tarefa, dentro de uma nova pactuação firmada a partir de um amplo diálogo e da superação de eventuais divergências.

Por isso, cumprimentando a Ordem dos Advogados do Brasil por esta importante iniciativa, renovo a Vossa Excelência, a todos os senhores Conselheiros Federais e demais advogados que compõem essa instituição, meus protestos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Dilma Vana Rousseff



1

Dúvidas? Chame no WhatsApp