Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Domingo, 19 de Maio de 2024

Consulta processual ficou mais fácil e ágil, no TRT-RJ

Consulta processual ficou mais fácil e ágil, no TRT-RJ


09/09/2010 16h00

Fonte: Site OAB Niterói

Quem visita o Portal do TRT/RJ com frequência e atenção já reparou: a consulta processual tem novidade.

E é uma grande novidade: a partir de agora, partes e advogados não precisam mais acessar muitas telas para consultar seus processos e também não é mais necessário digitar o código de segurança.

“Foi atendida uma antiga reivindicação de advogados e cumprida uma determinação da Presidência do Tribunal. Esse trabalho envolveu a Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC), que criou o novo botão de consulta, e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI)”, afirmou Leonardo Bollentini, diretor da STI.

Botão localizado na página principal do Portal do TRT/RJ facilitou acesso à consulta processual

A eliminação do código de segurança - digitação de sequencia de números e letras para acesso ao andamento processual – foi possível graças a um estudo que teve início há um ano.

“Resumidamente, temos dois tipos de consulta processual: o usuário 'pessoa' e aquele que chamamos de 'robô'. Neste último exemplo, escritórios de advocacia que têm muitos processos realizam consultas através de um sistema automatizado. Essa consulta gerava lentidão e, para dificultá-la, foi implementado o código”, disse Bollentini.

Para poder retirar a senha, a STI melhorou a performance da consulta processual. “Investimos em infra-estrutura, quintuplicando o número de máquinas que realizam a tarefa. Temos, atualmente, um equipamento que recebe todos os pedidos de consulta e distribui essa demanda pelas máquinas disponíveis, de forma a não gerar lentidão. O tempo médio para que o usuário veja o andamento do processo ao digitar a numeração está em cinco segundos”, finalizou o diretor.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp