Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 03 de Maio de 2024

Justiça do Trabalho poderá homologar acordo extrajudicial


08/01/2010 13h15

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5874/09, do deputado Ruy Pauletti (PSDB-RS), que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43) a possibilidade de a Justiça do Trabalho homologar acordos extrajudiciais.

De acordo com o autor, a medida deverá diminuir o número de conflitos trabalhistas, aliviando a Justiça. Pauletti acredita que o trabalhador também estará mais protegido porque o acordo será analisado por um juiz do Trabalho.

O parlamentar lembra que diversos outros ramos do Direito admitem a homologação de acordos entre as partes relativos a direitos patrimoniais, como é o caso, na maioria das vezes, das questões trabalhistas.

O deputado afirmou que a própria criação das instâncias de conciliação já é o reconhecimento de que os acordos podem ser mais benéficos para as partes e dinamizam a Justiça.

Pauletti lembrou ainda que, entre os argumentos utilizados pelos que defendem o fim da Justiça Trabalhista, está justamente o fato de ela não julgar acordos extrajudiciais.

Tramitação
A proposta, em tramitação conclusiva, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, que também se manifestará quanto ao mérito.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Vania Alves
Edição – Daniella Cronemberger

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp