Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 18 de Maio de 2024

Nova Lei do Inquilinato só prejudica inadimplente


14/12/2009 11h09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira (9) as mudanças na Lei do Inquilinato. Apesar de o texto sofrer alguns vetos, os principais pontos foram mantidos, entre eles o que acelera o processo de despejo em caso de inadimplência.

Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo, diz que as mudanças não descaracterizam o projeto. Para ele, o lojista não deve se preocupar com a nova lei. "O que ele deve temer é a eventual falta de cuidado com o contrato de locação", alerta.

O presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, ressalta que a nova lei vai beneficiar o varejo brasileiro e reduzir o valor do aluguel em pontos comerciais. "No demais, a parte desproporcional foi vetada pelo presidente Lula com o acordo que nós firmamos."

Para a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), as modificações na lei não oferecerem perigo algum para quem paga suas contas em dia. "A lei fica pior para o mau inquilino, mas deve ficar melhor para o conjunto da sociedade", diz Carlos Celso Orcesi, superintendente jurídico da entidade.

A partir de agora, ao locar um imóvel, o inquilino deve se preocupar também com os imprevistos. Uma opção é fazer um seguro, orienta José Geraldo Tardin presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumidor). "isso tem que ser pensado pelo locatário e, em caso de um risco, tentar uma negociação com o locador", recomenda.

Acesse aqui o texto completo da Lei.


Fonte: Folha OnLine


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp