Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 14 de Maio de 2024

Wadih Damous é reeleito presidente da OAB/RJ com 66,74%


18/11/2009 13h40

Da redação da Tribuna do Advogado
 
17/11/2009 - Com 66,74% dos votos (42.987), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, foi reeleito para mais três anos à frente da entidade. Em entrevista sobre os desafios da OAB/RJ para os próximos três anos, Wadih afirmou que o maior deles será promover a adequação da categoria aos processos digitais no Judiciário que, a partir do próximo ano substituirá os documentos em papel. "Boa parte dos advogados não está preparada para a virtualização dos processos, precisaremos buscar linhas de crédito e promover cursos, principalmente nos municípios do interior", disse.

Perguntado sobre a defesa dos direitos humanos, marca de sua gestão na OAB/RJ, Wadih afirmou que "não pode haver incompatibilidade entre o combate ao crime e o respeito aos direitos humanos, e a Ordem continuará a repudiar a violência e os abusos praticados, principalmente nas comunidades carentes".

Sobre a atuação da OAB/RJ em relação a advogados envolvidos com criminosos ou que de alguma forma incorrerem em infrações ao Estatuto da Advocacia, Wadih afirmou que pretende fortalecer o Tribunal de Ética e Disciplina. "Temos mais de 10 mil processos para julgamento e nossa dificuldade é que o trabalho é feito por voluntários e isso não proporciona a celeridade desejável". O presidente disse que também pretende dar nova estrutura à Corregedoria da Ordem. "Queremos adotar um modelo similar ao do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), com advogados fiscais que possam ir a campo verificar denúncias, por exemplo, de captação de clientes, prática vedada pelo estatuto", disse.

Feliz com a reeleição, Wadih afirmou que o resultado demonstrou que a categoria avaliou bem o trabalho realizado. "É uma vitória consagradora de uma gestão austera, honesta e competente. Os advogados deram um sim à consolidação das suas conquistas, das suas vitórias e à recuperação do prestígio da OAB. E deram um não à campanha de baixo nível, às calúnias e aos ataques frontais à minha honra. Estou com a forte sensação do dever cumprido", afirmou.

Lauro Schuch, segundo colocado na eleição, obteve 20,21% dos votos (13.022), e Luciano Viveiros ficou em terceiro, com 5,37% (3.465). Os votos em branco somaram 2,88% (1.856) e os nulos, 4,80% (3.097). Votaram 118.739 advogados, que escolheram as diretorias da seccional fluminense da Ordem e das 57 subseções na capital e no interior do estado. A votação foi realizada eletrônicamente, em urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Além do presidente Wadih Damous, foram eleitos para a OAB/RJ o vice-presidente Sérgio Fisher, o secretário-geral Marcos Luiz Oliveira de Souza, o secretário-adjunto Wanderley Rebello e o tesoureiro Marcello de Oliveira, além do Conselho da seccional, dos conselheiros federais Carlos Roberto de Siqueira Castro, Claudio Pereira de Souza Neto e Marcus Vinicius Cordeiro  e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj), que será presidida por Felipe Santa Cruz.

 

 

Clique aqui para ver o resultado completo da votação


 


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp