Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 23 de Abril de 2024

Setembro será marcado pela capacitação intensiva nas plataformas do TJRJ

Saiba os detalhes da ação da Diretoria de Inclusão Digital e Inovações da OABRJ e veja como participar


14/09/2021 11h00

Clara Passi

Com a aproximação de dois grandes marcos do processo eletrônico do Tribunal de Justiça - a implantação total do PJe nos Juizados Especiais Cíveis do estado até 30 de setembro e o desligamento do DCP (Portal Legado) em 19 de setembro, deixando no ar apenas o Novo Portal - a Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ vai realizar um “intensivão” de capacitação da advocacia neste mês.

Serão diversas turmas – inclusive aos sábados - dos cursos online “Navegando no Novo Portal TJRJ” e “Navegando no PJe do TJRJ”.  Haverá oportunidade até mesmo para quem ainda precisa dar os primeiros passos no  ambiente digital das diversas áreas da Justiça Estadual com o módulo “Informática Básica para o Processo Eletrônico”. Todas as aulas serão ministradas pela plataforma de videoconferência Webex Meetings. Algumas subseções também se mobilizaram e integram a ação de capacitação intensiva com a participação dos presidentes locais. Veja o calendário no Painel de Eventos.

“A pandemia havia diminuído o ritmo da implantação do PJe nos JECs. A comarca de Maricá serviu de piloto. A marcha de expansão do PJe nos juizados percorreu o interior do estado e agora chega aos da Capital. Enquanto capacita a classe, a OABRJ continua atuando junto ao TJRJ para viabilizar que essa migração leve em conta os interesses da advocacia”, garante a diretora de Inclusão Digital e Inovação, Maria Luciana Pereira de Souza.

'Novo Portal' do TJRJ: menos palavras, mais ícones


O advogado Alexandre Matos, que também é integrante da Diretoria de Inclusão Digital e Inovação e está com Maria Luciana na linha de frente dessa jornada, conta que o antigo portal do TJRJ era baseado em frases e palavras, enquanto que o novo usa ícones.  

“É mais intuitivo e mais prático. A possibilidade de gravar a petição e manter o trabalho salvo, a capacidade de exportar processos em PDF e o fim do captcha, demandas antigas da advocacia do Rio de Janeiro, são vantagens”.

A implantação das novas plataformas/ferramentas do processo eletrônico pela Justiça estadual vem mobilizando a OABRJ tanto no eixo educativo (até aqui, 9.200 advogados e advogadas já se inscreveram nas ações de treinamento envolvendo o TJ "Navegando no PJe do TJRJ" e "Navegando no Novo Portal do TJRJ") quanto na busca constante por interlocução com o tribunal para corrigir a instabilidade e buscar sempre a melhor usabilidade dos sistemas pela advocacia.

Maria Luciana destaca que é fundamental o engajamento dos colegas nas ações de capacitação. 

"Nos últimos meses, apesar de todos os alertas, o número de inscritos e participantes vem caindo, o que é extremamente preocupante, considerando a integração dos juizados ao PJe e a substituição do DCP pelo Novo Portal, o que impacta a todos os advogados e advogadas que atuam na justiça comum, independentemente da matéria".


MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp