Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Domingo, 05 de Maio de 2024

TRT/RJ se prepara para inaugurar sua sala-cofre


16/10/2009 11h32

Fonte: Site do TRT/RIO

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) terá o atendimento ao público e prazos suspensos, no período de 26 a 29 de outubro, para a instalação de sua sala-cofre, um ambiente de arquivamento de dados com alto nível de segurança, onde estarão reunidos todos os equipamentos que guardam informações jurídicas e administrativas do Tribunal.

Atualmente, o conjunto de equipamentos que abrigam as informações do TRT/RJ, chamado Núcleo de Computação, encontra-se no prédio da rua do Lavradio, onde está localizada a maioria das Varas do Trabalho. Para a transferência deste parque tecnológico para a sala-cofre, localizada no prédio-sede do TRT, avenida presidente Antonio Carlos, será necessária a paralisação de todo o sistema de informática.

Asala-cofre oferece total confiabilidade e segurança no armazenamento de informações porque possui os mais avançados recursos para preservar a integridade de equipamentos e dados da instituição.

O investimento de mais de dois milhões de reais na construção de sua sala-cofre coloca o TRT/RJ entre as poucas instituições do país que possuem um sistema tão seguro de arquivamento de dados.


                                          
                                                          Leonardo Bollentini, da Secretaria de Tecnologia da
                                                    Informação, mostra o quadro geral de controle da sala-cofre



Necessidade de uma sala-cofre

A instalação da sala cofre vai proporcionar ao TRT/RJ um ambiente de arquivamento de dados e equipamentos muito mais seguro e estável. A sala-cofre é uma garantia de que os dados de uma instituição, como um tribunal, onde circulam milhares de informações, estejam absolutamente seguros. Poucas instituições no país possuem esse tipo de armazenamento. Em 2002, o prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho/RJ, situado na avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro do Rio, sofreu incêndio em dois andares. Caso houvesse uma sala-cofre naquela ocasião, seriam evitados vários transtornos aos usuários da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro.


Níveis de segurança que este tipo de espaço oferece

A sala-cofre garante total segurança no armazenamento porque possui os mais avançados recursos para preservar a integridade de todos os equipamentos e conteúdo. O espaço possui um sistema automático de backup, geradores e aparelhos de no breaks de última geração e uma estrutura elétrica de controle de temperatura, que a torna à prova de calor, umidade ou variações térmicas bruscas ou extremas. Além disso, é construída com paredes que protegem contra tiros, incêndios e inundações.

Necessidade de paralisação no atendimento ao público no período da instalação da sala-cofre
Os equipamentos de informática, atualmente instalados no Núcleo de Computação, no Fórum da rua do Lavradio, precisam ser desligados e remanejados para a sala-cofre, instalada no prédio-sede, acarretando paralisação temporária dos sistemas de informática do Tribunal.

Como será o funcionamento do TRT/RJ durante este período
Entre os dias 26 e 29 de outubro de 2009 estarão suspensos o atendimento a partes e advogados e os prazos processuais das unidades judiciárias de 1º e 2º graus. Não haverá qualquer tipo de atendimento nestes dias porque estarão indisponíveis os sistemas de informática que possibilitam consultas, audiências, inclusão de tramitações, entre outros procedimentos.



A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/RJ destaca os p
rincipais pontos sobre a instalação da sala-cofre:
1

Dúvidas? Chame no WhatsApp