Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 28 de Março de 2024

Presidente do TJRJ inaugura novo fórum em Niterói


27/01/2009 11h18

Fonte: TJ-RJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, inaugura amanhã (dia 27 de janeiro), às 11h30, o novo Fórum da Comarca de Niterói, na Rua Coronel Gomes Machado, s/º, Centro. As obras foram concluídas em um ano e um mês e a área construída é de 21.590 metros quadrados, divididos em 13 pavimentos. Do total de andares, 12 estão reservados para as serventias judiciais, que até então estavam distribuídas em três endereços diferentes: no Terminal Rodoviário Roberto Silveira, na Praça Fonseca Ramos; no antigo Fórum, na Praça da Republica, s/nº; e no Edifício das Secretarias, na Rua Visconde de Sepetiba, 519.

O novo fórum dispõe ainda de dois subsolos, que serão utilizados para estacionamento, e de cobertura, onde funcionará um restaurante. O TJ do Rio investiu cerca de R$ 40 milhões na construção do prédio.

Com a inauguração do Fórum, apenas as dez Varas Cíveis existentes na Comarca de Niterói e a Vara da Infância, Juventude e do Idoso continuarão no Edifício das Secretarias. As demais serão transferidas para o novo endereço.

Na nova unidade funcionarão quatro Varas de Família, cinco Varas Criminais, sendo que a terceira possui também competência para Tribunal do Júri; três Juizados Especiais Cíveis (JECs), um Núcleo de 1º Atendimento dos JECs, um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal (Jecrim), guarita e carceragem com cinco celas, sendo duas femininas, duas masculinas e uma para presos especiais.

O prédio terá também salas para a Direção do Fórum, Distribuidor, Contador, Partidor, Protocolo Geral (Proger), Núcleo de Primeiro Atendimento, Autuação, Distribuição e Citação dos Juizados Especiais Cíveis (Nadac), Expressinhos, Área Técnica das Varas de Família e de Conciliação dos Jecrims, Núcleo de Auxílio Recíproco de Oficiais de Justiça Avaliadores do RJ (Naroja), Central de Mandados Criminais e Central de Penas e Medidas Alternativas, além de sanitários para o público em todos os andares, inclusive com instalações especiais para portadores de deficiência. Há ainda área destinada à expansão para abrigar futuramente dois JECs, três Varas de Família e mais um Jecrim.

As serventias judiciais de Niterói têm um acervo de mais de 500 mil processos. Deste total, 80% são do Cartório da Dívida Ativa - responsável pela cobrança dos executivos fiscais - que finalizou dezembro com 439.839 ações. As 10 Varas Cíveis têm atualmente cerca de 54 mil feitos em andamento e as cinco Varas Criminais, 4.500; as quatro Varas de Família,18 mil; os três Juizados Especiais Cíveis, 22 mil; o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal, 4.500; e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, 3.300.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp