Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 23 de Abril de 2024

CNJ lança Programa para Judiciário ganhar espaço físico com gestão de documentos


11/12/2008 16h50

Do site do CNJ

11/12/2008 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, lançará nesta sexta-feira (12/12), o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). Os dois principais objetivos do programa são a preservação de documentos de valor histórico e a liberação de espaços físicos em prédios públicos que abrigam processos arquivados. O lançamento será na sede do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), às 9h, na Praça da República, nº 173, Centro, no Rio de Janeiro.

 O secretário-geral do CNJ, juiz Alvaro Ciarlini, explicou que "estima-se que aproximadamente  60% da massa documental dos tribunais não gera interesse para as partes ou para sociedade, e seria passível de descarte". O Proname visa gerenciar a utilização indevida dos recursos públicos com a busca por novos espaços que acomodem a massa documental, além da demanda pela manutenção de toda a infra-estrutura relacionada aos arquivos judiciais. A meta é "dotar mais racionalidade na administração dos atos judiciais e para isso, futuramente, pensarmos na destinação desses papéis para outros fins. Os arquivos agora custarão menos para os cofres públicos, e de uma forma mais eficiente", completou Ciarlini, um dos incentivadores do Programa.

 Ao mesmo tempo, o Proname irá promover a seleção de documentos de valor histórico, para a preservação da memória da Justiça brasileira, o que facilita a busca por informações em processos arquivados.

Acordo de cooperação

 No mesmo evento desta sexta-feira, será assinado um acordo de cooperação entre o CNJ e o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Entre outras ações já previstas na parceria, os dois conselhos irão estudar as práticas documentais do Judiciário, e definirão uma política de gestão documental para o setor. O Conarq é vinculado ao Arquivo Nacional, organismo da Casa Civil da Presidência da República e tem a atribuição de definir a política nacional de arquivos públicos e privados, por meio de orientações normativas.

Fórum

As estratégias para o funcionamento do Proname serão definidas com o Fórum de Gestão Documental e Preservação da Memória do Poder Judiciário, que vai propiciar a participação de todos os tribunais por meio da troca de experiências entre magistrados e servidores. O Fórum virtual estará disponível no portal eletrônico do CNJ (ww.cnj.jus.br), e a mediação dos debates será feita por uma equipe do Conselho. O Fórum vai possibilitar a identificação de acervos judiciais, condições de acesso e preservação, as iniciativas técnicas de gerenciamento de informações, perfil dos arquivistas e as necessidades de capacitação de servidores.

 Esses dados irão gerar um diagnóstico e a criação de um laboratório de pesquisa e identificação das melhores iniciativas arquivísticas, além do tratamento dos acervos específicos. Outra ação prevista no Proname é a complementação das tabelas unificadas do Poder Judiciário  para ampliação de seu uso com relação aos aspectos referentes a prazos de guarda e destinação final  dos processos judiciais em fase de arquivamento.



MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp