Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 28 de Março de 2024

CNJ cria banco de dados para condenados por improbidade


03/12/2008 11h33

FELIPE SELIGMAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O CNJ (Conselho Nacional da Justiça) criou ontem um banco de dados para reunir o nome de todas as pessoas e empresas que já foram condenadas por atos de improbidade administrativa.

Essa "lista suja" deve ficar pronta em três meses e será compartilhada com o Ministério da Justiça, CGU (Controladoria Geral da União) e Ministério Público Federal.

A idéia principal do chamado Cadastro Nacional dos Condenados por Ato de Improbidade Administrativa é efetivar as condenações, ou seja, evitar que tais empresas e pessoas possam, de alguma forma, manter relações com a Administração Pública.

"Muitas vezes, o desencontro de informações proporciona perplexidades inexplicáveis", disse o presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.

O nome do acusado só constará na lista se a condenação já tiver transitado em julgado ou se o réu não tiver recorrido da decisão.

Segundo o conselheiro Felipe Locke, responsável pela coordenação do cadastro, as informações não serão disponibilizadas para a população, a fim de evitar a "politização" da lista. "A idéia auxiliar a administração a dar eficácia às decisões judiciais."

Os dados, no entanto, não são sigilosos. Todos os órgãos da administração, sejam federais, estaduais ou municipais, poderão entrar em contato com o Ministério da Justiça ou com a CGU para acessar o cadastro.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp