Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana

Publicado no Jornal Folha da Manhã: OAB tinha alertado da violência

21 fev 2014, 12h19

O problema da violência crescente nas praias sanjoanenses, nas quais 10 homicídios já foram cometidos em janeiro e fevereiro, não pegou o poder público de tocaia. Muito antes do artigo da Folha do último domingo denunciar o problema, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos, que atende também São João da Barra, já havia alertado oficialmente as forças de Segurança Pública, desde julho do ano passado, sobre a explosão da violência no município, sem nenhuma resposta.

Na verdade, foram dois os ofícios encaminhados neste sentido pelo presidente da OAB local, Carlos Fernando Monteiro da Silva, o Guru. O primeiro, de 30 de julho de 2013, endereçado ao comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no qual foi alertado:

— Considerando o alavancamento industrial que vem ocorrendo na região de São João da Barra nos últimos anos, com o consequente crescimento populacional, no que tange a questões de segurança, aquela cidade vizinha está muito aquém da necessidade real, dispondo de pouco efetivo, viaturas insuficientes e comunicação morosa. Conforme os números da Polícia Militar, verificados no livro de ocorrências, houve um expressivo aumento da criminalidade naquela cidade, onde, há 10 anos, um homicídio era um crime comentado por meses e o número era mínimo por ano. Hoje a contagem é mensal: roubos, furtos, assaltos, estupros etc.

Sem resposta ao primeiro alerta, nem para tentar justificar as limitações de efetivo do 8º BPM, a OAB-Campos enviou outro ofício, no último dia 7 de janeiro, desta vez endereçado à pessoa do secretário estadual de Segurança José Mariano Beltrame. Neste segundo pedido por ações para garantir a segurança não só nas praias de São João da Barra, mas em todo o litoral da região, antes de reforçar os argumentos do ofício anterior, a OAB advertiu para o iminente recrudescimento da violência durante o verão

Considerando o início do período de veraneio no Litoral Norte Fluminense, até o presente momento, com 12 homicídios contabilizados no verão das praias de Atafona, Grussaí, Chapéu de Sol e Farol de São Thomé (dois homicídios), nenhuma resposta foi dada, nem na formalidade de um ofício, nem na realidade da segurança no litoral da região. Confira, na reprodução, os dois ofícios da OAB, ignorados pelo 8º BPM e pela secretaria estadual de Segurança Pública.

Aluysio Abreu Barbosa

Foto: Genilson Pessanha

Continue lendo

Notícias relacionadas