Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 20 de Abril de 2024

Cem anos de Jorge Amado

00/00/0000
Por Christiano A. Fagundes


CEM ANOS DE JORGE AMADO

(Christiano Fagundes)*

 Nobre leitor, vamos recordar um pouco a biografia e a obra de Jorge Amado. Jorge Leal Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912, em Ferradas, distrito de Itabuna, na fazenda Auricídia, zona cacaueira ao sul da Bahia. É considerado o mais popular escritor brasileiro e o romancista da Bahia por excelência.

No ano de 1931, estreia com o romance “O país do Carnaval”, publicado pela Editora Schmidt. No ano seguinte, sob a influência da escritora Rachel de Queiroz, passa a frequentar grupos políticos de esquerda, filiando-se, inclusive, ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Em 1933, casa-se com Matilde Garcia Rosa. O casamento durou 11 anos. Em 1934, lança “Suor”. A primeira filha, Eulália Dalila,  nasce em 1935 e morre em 1950, no Rio. Um ano depois, isto é, em 1951 nasce a filha Paloma Amado, em Praga.   

Os romances “Cacau” (1933), “Jubiabᔠ( 1935), “Mar Morto”( 1936), “Capitães da areia”( 1937) e “Terras do sem-fim”( 1943)  estão relacionados ao período de grande participação política do autor, que realizou, nessas obras, denúncias sociais. Oportuno trazer à luz que, com o romance “Mar Morto”, recebeu o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras.

Ainda em 1936, foi preso, acusado de ter participado da  “Intentona Comunista”, contra o governo Vargas. No ano seguinte, é preso novamente, após a instalação do Estado Novo. A terceira prisão  ocorreu em 1942, durando três meses.

No ano de 1937, ano da publicação de “Capitães da areia”, como registrado acima, os livros de autoria de Jorge Amado  foram apreendidos e queimados em praça pública em Salvador, por serem  tachados de subversivos. Durante seis anos, ficou proibido de publicar livros.         

Formou-se em Direito no ano de 1935 e, em 1946, foi eleito deputado pelo PCB, mas teve problemas com o mandato, em consequência  do cancelamento do registro do Partido Comunista. A obra “São Jorge dos Ilhéus”  é lançada em 1944.

No ano de 1945, passa a viver com a paulistana Zélia Gattai, conquanto o casamento oficial só viesse a ocorrer  em 1978. Em 1947, nasce o filho João Jorge, no Rio de Janeiro. A escritora Zélia Gattai faleceu em 17/05/2008. Viveram juntos  56 anos.

Com o romance “Gabriela, cravo e canela”(1958), inicia-se uma outra fase na produção literária de Jorge Amado, com registros de críticas aos costumes e  com sátiras.  Essas características marcam vários outros romances de Jorge Amado, como “Dona Flor e seus dois maridos”(1966) e “Tenda dos milagres” (1969). O romance “Gabriela, cravo e canela” (1958), publicado em agosto, esgota 20 mil exemplares em apenas duas semanas e, até o mês de dezembro, do ano de seu lançamento, vendeu mais de 50 mil exemplares. O romance “Gabriela, cravo e canela”, na verdade, constitui-se um dos livros  mais “políticos” de Jorge Amado.  Em 1972, publica “Tereza Batista cansada de guerra”.

Grandes escritores do Modernismo brasileiro criticaram a literatura produzida por Jorge Amado, dando-lhe apelidos pejorativos. A seguir, alguns dos apelidos: “Rasputim da linha justa” ( Oswald de Andrade); “Ratazana ao molho pardo” ( Cassiano Ricardo) e “Pai João das letras”( Mário de Andrade). E o que dizia Amado das críticas? Utilizar-me-ei da própria fala do escritor.   “De mim  já se disse que sou apenas  um romancista  de vagabundos e de putas. Honro-me com isso”.( Jorge Amado em discurso realizado, quando do recebimento do prêmio internacional Dimitrov, na Bulgária,  no ano de 1986.  

Jorge Amado foi um grande escritor, tendo a sua obra traduzida em 55 países, sendo muitas delas  adaptadas para a TV( “Gabriela, cravo e canela”; “Tieta do Agreste”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Tocaia Grande” entre outras), para o cinema e para o teatro, aqui, no Brasil. Tocaia Grande foi publicado em 1984.

No ano de 1988, a Escola de Samba de São Paulo “Vai-Vai” ganhou o carnaval, com o enredo sobre Jorge Amado.

Jorge Amado faleceu de parada cardiorrespiratória, em Salvador, em 06 de agosto de 2001, ou seja, faltando quatro dias para completar 89 anos de idade. 

*Autor de 11 livros. Professor e advogado. Membro da Academia Campista de Letras.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp