Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 26 de Janeiro de 2021

Mensagem do presidente

Avaliação do ano de 2020


17/12/2020 21h27

Prezados(as) advogados(as),

Chegamos ao fim de mais um ano ... e que ano!

Iniciamos 2020 com muitos projetos e expectativas. Todavia, de uma hora para outra, vimo-nos diante de uma pandemia que transformou a vida de todos nós e que, com muita dor, nos retirou para sempre do convívio inúmeros familiares, amigos, advogados e advogadas.

Relativamente ao desempenho das atividades profissionais, a advocacia foi, sem qualquer sombra de dúvidas, uma das áreas mais afetadas.

De uma sexta-feira (13.03.2020) com funcionamento normal, iniciamos a semana seguinte com todos os tribunais de portas fechadas. A questão de fato era emergencial, mas o fechamento repentino pegou a todos de surpresa, e nos trouxe indagações e transtornos evidentes.

A dificuldade de contato com as serventias; a falta de acesso aos autos de processos físicos; a ausência de definição de meios para que os mandados de pagamento pudessem não apenas ser expedidos, mas efetivamente pagos pelos bancos. Enfim, esses são apenas alguns exemplos das questões enfrentadas diariamente, envolvendo problemas quase sempre novos, decorrentes da pandemia.

Mas os desafios também nos fazem crescer.

Com um trabalho extremamente árduo, e que contou com muitos personagens envolvidos, as questões foram paulatinamente sendo resolvidas. Diálogos, atuações firmes, e a imprescindível colaboração de todos os setores (público e privado), foram instrumentos poderosos para que pudéssemos atravessar certamente aquele que foi (e está sendo) o período mais difícil para a atuação da advocacia.

Temos a consciência de que ainda há muito por fazer. A nossa luta é diária. Mas, mormente diante de um cenário tão complexo, temos a certeza de que, institucionalmente, o saldo do ano foi positivo.

Na defesa das prerrogativas, contamos com uma atuação diária e incansável da Comissão de Prerrogativas da 12ª Subseção da OAB/RJ, que permitiu a continuidade do respeito à advocacia, apesar de todas as adversidades.

As demais comissões temáticas também continuaram extremamente ativas e desempenhando, todas elas, as suas respectivas atividades. Durante o ano de 2020, os debates e a capacitação da advocacia tiveram também que ser reinventados. E isso nos fez migrar para os eventos virtuais.

Assim é que, em 2020, realizamos 57 eventos virtuais, que, somados, atingiram a aproximadamente 10.000 mil pessoas.

Mesmo com todas as dificuldades, em agosto realizamos o “Mês da Advocacia” de forma incrível, com eventos que contaram com palestrantes de altíssimo nível e que ainda nos permitiram arrecadar fundos para o imprescindível auxílio a diversas instituições de caridade locais.

Além disso, o nosso compromisso de permitir o exercício da advocacia foi fielmente cumprido. Nesse sentido, realizamos 12 solenidades de entregas de carteiras e cartões a advogados(as) e estagiários(as), sendo 8 virtuais. Com isso, em 2020, 55 novos profissionais ficaram aptos ao exercício da profissão e 23 estagiários habilitaram-se para as respectivas atividades.

E falando-se em permitir o exercício da advocacia, enquanto instituição também nos reinventamos diante da nova realidade das audiências virtuais. Nesse sentido, a partir do mês de julho, com o retorno das audiências (agora virtuais), e para atendermos às necessidades da advocacia, transformamos e equipamos alguns de nossos escritórios compartilhados (localizados na nossa sede – Casa do Advogado), que, com isso, passaram a servir para que os(as) advogados(as) pudessem utilizar a estrutura da OAB para a realização de suas audiências. E, assim, foram realizadas até o momento 155 audiências virtuais nas dependências da 12ª Subseção da OAB/RJ.

Ademais, não podemos deixar de registrar que, embora as nossas estruturas físicas tenham ficado fechadas por alguns meses (em cumprimento às determinações das autoridades públicas), o atendimento à advocacia não parou. Disponibilizamos um canal de Whatsapp que nos permitiu atender a mais de 2000 solicitações da advocacia no período, sem contar os telefones fixos, que continuaram atendendo às demandas.

E, por fim, cumpre-nos ainda destacar que, com a ajuda da CAARJ, distribuímos mais de 150 cestas básicas para parcela da advocacia que suportou maiores dificuldades advindas da pandemia.

Como dissemos no início, foi um ano muito difícil. Mas as informações acima são uma breve ilustração de como trabalhamos neste ano de 2020.

Não são apenas os números. Mas são as histórias e as realizações que realmente nos orgulham. A colaboração e o envolvimento de todos em prol da advocacia e de uma sociedade melhor realmente nos emocionam e nos dão a certeza de que vamos sair dessa fase ainda mais fortalecidos e renovados na esperança de dias melhores para a nossa profissão.

Contem sempre com a OAB. Ela é de todos nós!

Que tenhamos um ano de 2021 maravilhoso, repleto de saúde, possibilitando o retorno de convívio com familiares, amigos e todos que nos fazem bem, além de muitas oportunidades para a advocacia!

Forte abraço,

Cristiano Simão Miller 

Presidente da 12ª Subseção da OAB/RJ


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp