Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 19 de Abril de 2024

Preocupada com falta de estrutura para videoconferências, OABRJ oficia ao TJ e ao TRT-1 para pedir flexibilização dos prazos

Clara Passi


29/04/2020 10h13

 


A OABRJ, por meio da Comissão de Prerrogativas, oficiou ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, nesta terça-feira, dia 28, para sinalizar problemas operacionais que podem afetar a advocacia quando os prazos processuais dos tribunais forem retomados e pedir a flexibilização desta retomada. O esforço é para preservar as partes e advogados que não tenham acesso ao meio eletrônico durante este período de pandemia de Covid-19.

No Ato Normativo nº 12/2020, o TJ anunciou a retomada dos prazos processuais no dia 4 de maio, introduzindo novas diretrizes para os processos judiciais ou administrativos que tramitam eletronicamente. A Ordem pondera que, neste período de calamidade pública, não é possível assegurar que todos os advogados e partes poderão ter acesso aos procedimentos eletrônicos, por expressa impossibilidade técnica. Seja por não possuírem o equipamento necessário (notebook/PC) ou por não ser possível arcar com os custos para acesso à internet, além das infinitas possibilidades que limitam o acesso do causídico às plataformas dos tribunais, como a falta de manutenção ou assistência técnica devido ao período de isolamento social, por exemplo.

Em cumprimento ao decreto do Governo do Estado, todas as salas e estruturas oferecidas pela Ordem estão fechadas, impossibilitando os advogados de acessarem as ferramentas necessárias para a regularização dos prazos eletrônicos. “As salas de peticionamento eletrônico estão sem atendimento, o que significa dizer que não será possível suprir as demandas que surgirão para a realização das sessões por videoconferência”, diz o ofício, que  questiona quais estruturas do tribunal, especialmente as dos diversos fóruns, serão disponibilizadas para a advocacia praticar atos processuais necessários e realizar as audiências por videoconferência.

A OABRJ propõe ao TJ que, nos casos em que não há disponibilidade de equipamentos para o advogado, que seja recomendado aos magistrados na forma do  Art. 3º, §, da Res. 314 do CNJ a fim de que acatem a impossibilidade prática manifestada pelos advogados nos autos,  modificando assim parcialmente os termos do Ato Normativo 12/2020,  visando garantir a segurança jurídica necessária para a realização dos atos processuais durante o período de calamidade pública vivenciado por todos.  Solicita também que o tribunal dê preferência à realização das audiências e sessões por videoconferência.

“Essa nova tecnologia permite, inclusive, a gravação e armazenamento audiovisual do conteúdo da videoconferência no sistema denominado PJe Mídias.  Em outras palavras, é totalmente compatível com o sistema de processo eletrônico que está sendo atualmente implementado pelo TJRJ”, pondera a OABRJ.

Foi exposto ao tribunal o incômodo da advocacia com o fato de que,  em muitas câmaras recursais, desde antes da pandemia, há um número excessivo de pautas virtuais em detrimento daquelas presenciais, em que é possível a sustentação oral, atrasando significativamente o andamento processual. Com o advento do Ato Normativo TJRJ nº 12/2020, a sessão de julgamento presencial das câmaras recursais foi, mesmo que temporariamente, substituída pela sessão de julgamento por videoconferência. 

“Com o uso desse novo recurso tecnológico - que melhor reproduz em meio virtual a sala de audiências ou sessão, garantindo a plena realização da ampla defesa e do contraditório, é possível e desejável que todas as pautas virtuais também se convertam em audiências e sessões por videoconferência, permitindo, por exemplo, intervenções pela ordem dos patronos das causas nos julgamentos, a teor do Art. 7º, X, da Lei nº 8.906/94”.

Caso não seja possível, a Ordem pede que o TJ uniformize a realização de sessões presenciais (ou por videoconferência durante a pandemia) nas câmaras para que ocorram, no mínimo, duas dessas sessões por semana, em respeito ao direito previsto pelo art. 14, do Ato Normativo nº 12/2020. 

A Ordem sugere  também que seja usada uma única plataforma de videoconferência por todos os tribunais do país, para facilitar a capacitação da advocacia neste momento de emergência.  Propõe que seja adotada a plataforma do CNJ, CISCO WEBEX, uma vez que ela pode ser utilizada uniformemente por todos os tribunais nesse momento de pandemia, facilitando sobremaneira o trabalho tanto dos advogados e clientes, quanto dos servidores e magistrados de todos os tribunais.

A edição de um ato normativo para regulamentar como será feito o acesso virtual direto, por videoconferência, foi recomendado, pois, na visão da Ordem, a plataforma de videoconferência também deve ser usada para realização de despacho entre os advogados e magistrados, por permitir o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa e das prerrogativas profissionais de dirigir-se diretamente ao magistrado. O despacho por  email é “absolutamente prejudicial às prerrogativas da advocacia” e deve ser extinto.

TRT1: OABRJ pede videoconferências 'realmente' facultativas
 

No documento enviado ao TRT-1, a Ordem também pediu flexibilização da retomada dos prazos e chamou a atenção para as audiências, parte essencial do processo trabalhista, cuja realização a partir do dia 4 de maio foi normatizada pelo Ato Conjunto n° 06/2020 do tribunal. 

O ato determina que é facultativa a adesão à realização da audiência por videoconferência, mas exige que o advogado e a parte justifiquem a razão pela qual não desejam aderir a tal modalidade de audiência, sendo esta justificativa submetida à apreciação do magistrado competente pelo ato. 

“É fulminada a possibilidade de escolha do advogado e da parte, uma vez que ele estaria sujeito a uma avaliação posterior. Se de fato há uma faculdade em aderir a tal procedimento, não é razoável que exista avaliação da escolha de forma discricionária pelos magistrados”, diz o texto. 

A Ordem prevê que muitos clientes não terão acesso à internet ou computadores durante o período para realização do ato, ainda que o tenham seus patronos. Isto colocará a advocacia numa difícil posição de ser obrigada a receber seus clientes para, às suas expensas, realizar a audiência e alerta para o perigo da circulação desnecessária de milhares de pessoas em um momento de pandemia. 

Assim, usando como exemplo o Tribunal Regional da 2ª Região, no Estado de São Paulo, que tem números proporcionalmente parecidos com os do Estado do Rio de Janeiro em relação à pandemia e decidiu por uma retomada gradual dos atos processuais,  a OABRJ solicita que seja tornada efetivamente facultativa a participação nos atos por videoconferência. E pede que a videoconferência não seja adotada nos casos de audiências unas e de instrução para a coleta de provas e depoimentos.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp