Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 20 de Abril de 2024

Requerentes da inscrição na Ordem receberão sua identidade e poderão advogar com a Carteira Digital da OAB

Os requerentes de inscrição na Ordem, a partir desta segunda-feira, dia 13, receberão da OABRJ sua identificação de forma remota para que possam exercer a advocacia imediatamente com a Carteira Digital da OAB no período da crise por conta da pandemia da Covid-19.


13/04/2020 14h40

Cássia Bittar
 

Os requerentes de inscrição na Ordem, a partir desta segunda-feira, dia 13, receberão da OABRJ sua identificação de forma remota para que possam exercer a advocacia imediatamente com a Carteira Digital da OAB no período da crise por conta da pandemia da Covid-19.

A Seccional expediu na última sexta-feira, dia 10, a liberação de todos os requerentes que estavam com os pedidos deferidos em seu sistema e, a partir de hoje, continuará a enviar por email o número de inscrição dos novos advogados e advogadas que, caso desejem, poderão acessar seu documento por meio do aplicativo Documento Digital OAB, formulado pelo Conselho Federal. “É a forma mais ágil de os colegas terem em mãos sua identidade da Ordem”, garante o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

O aplicativo está no ar desde fevereiro e, diante da quarentena, foi visto pela Seccional como a possibilidade de os advogados e advogadas poderem exercer sua profissão sem ter que aguardar pela carteira física, que não está disponível para entrega em razão das restrições de saúde pública que afetaram o funcionamento da OABRJ.

Todos que começarem a advogar com a Carteira Digital, porém, terão como pegar seu documento físico presencialmente quando o funcionamento do órgão se normalizar, tranquiliza Luciano. Ele lembra que a Ordem está em diálogo com os tribunais e atenta para o caso de questionamentos quanto à validade do documento: “Os tribunais já estão cientes, mas diante de algum episódio o colega pode e deve entrar em contato com a nossa Comissão de Prerrogativas”.

O documento eletrônico tem os mesmos dados e informações da carteira física da OAB e representa uma facilidade para a advocacia, que pode ter acesso à identificação no próprio celular, de forma completamente segura. A preocupação com a proteção de dados é um dos pilares do novo aplicativo, que conta com autenticação em dois fatores para a validação da carteira digital. O aplicativo “Documento Digital OAB” está disponível na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android) e pode ser baixado gratuitamente.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp