Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

Fábio Nogueira palestra sobre prerrogativas dos advogados das estatais

Diretor da OAB/RJ participou de seminário realizado pela Associação dos Funcionários do BNDES (Foto: Luciana Botelho)


29/07/2019 08h27

O secretário-adjunto da OAB/RJ, Fábio Nogueira, participou na tarde desta sexta-feira, dia 26, do seminário 'Administração gerencial e controle das estatais', organizado pela Associação dos Funcionários do BNDES. Fábio, que também é coordenador das comissões da OAB/RJ e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, representou o presidente Luciano Bandeira e falou sobre as prerrogativas dos advogados estatais. 

"Não existe distinção entre advogados públicos, privados ou estatais, fazemos parte da mesma classe e é fundamental que resgatemos o sentimento de pertencimento à OAB", afirmou, na abertura da palestra. 

Ele observou que é crescente o movimento de criminalização da advocacia e que este movimento atinge todos os setores. "O pano de fundo é o enfraquecimento do direito de defesa. E, infelizmente, a defesa não tem no nosso país o mesmo status da acusação. Além disso, vivemos uma era em que a sociedade acredita e defende que os fins justificam os meios. Estamos em uma quadra histórica onde há um desrespeito às garantias e liberdades individuais", destacou. "Existe uma incompreensão na sociedade do papel da OAB, inclusive dentro da nossa classe. E isso fica nítido quando vemos que alguns advogados não defendem o direito de defesa, as garantias processuais e a ampla defesa ao contraditório", afirmou. 

Fábio também afirmou que a Ordem tem um compromisso intransigente com a defesa dos honorários sucumbenciais. "Entendemos que os advogados estatais fazem jus aos honorários sucumbenciais", reforçou.

Outro ponto abordado por ele na palestra foi a questão da independência técnica do profissional. "Estamos acompanhando o crescimento de advogados que estão sendo responsabilizados cível e criminalmente por pareceres exarados. E o advogado precisa ter independência técnica. E cabe à OAB defender esse direito e atuar quando essa prerrogativa for violada, independentemente de ser um advogado privado, público ou estatal", acrescentou. 

Por fim, ele defendeu que as prerrogativas são garantias do exercício pleno da advocacia e da cidadania. "Nesse momento de dificuldade, nós, advogados, temos que estar irmanados e unidos. Quem ganha com a criminalização da advocacia? Certamente não é o país e, muito menos, a sociedade brasileira", concluiu.

Por fim, ele respondeu uma pergunta sobre o funcionamento da Comissão de Prerrogativas, explicando que o sistema estadual de prerrogativas funciona todos os dias, 24 horas, por meio do telefone do Plantão de Prerrogativas: (21) 99803-7726.

Nádia Mendes


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp