Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 23 de Abril de 2024

TJ arquiva projeto de extinção de comarcas do interior do estado

A resolução foi comemorada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que ressaltou o momento delicado do estado e a importância de uma prestação jurisdicional plena.


06/02/2019 12h44

 

 

Fonte: redação da Tribuna do Advogado

 

Por considerar que a atual realidade econômica e financeira do Poder Judiciário permite a manutenção das estruturas existentes, o Tribunal de Justiça (TJ) arquivou, no início de fevereiro, o processo que previa a extinção e aglutinação de diversas comarcas no interior do Rio de Janeiro. A resolução foi comemorada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que ressaltou o momento delicado do estado e a importância de uma prestação jurisdicional plena. "É preciso estar sempre presente. A população de locais menores não pode prescindir da Justiça, especialmente em tempos de crise. Considero uma vitória da advocacia e da sociedade civil, e é preciso parabenizar a administração do tribunal pela decisão".

O diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira, analisou o caso sob a ótica dos advogados que militam no interior e reforçou a necessidade da atuação atenta da Seccional. "O Poder Judiciário é um serviço público essencial. Caso a proposta fosse adiante, colegas com processos no interior seriam obrigados a deslocamentos constantes por estradas nem sempre em boas condições para poderem exercer a advocacia de forma plena. Merece especial destaque o trabalho realizado nos últimos anos por Carlos André Pedrazzi [ex-diretor do DAS] em busca de uma solução para a classe", afirmou.

Concebido em 2017, o projeto alteraria o mapa do Poder Judiciário no estado e previa a reorganização de mais de 40 jurisdições. Após intervenção da OAB/RJ, em abril de 2018, o TJ reduziu o escopo do processo, retirando mais de 30 comarcas da lista de extinção. Mesmo com a redução, a Ordem reiterou a necessidade de manutenção das nove que continuavam sob avaliação para aglutinação.

 


MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp